Pernambuco: 'Não há segurança sanitária para retirada da máscara', diz secretário André Longo
O gestor citou o caso de Portugal para exemplificar a importância da proteção contra a Covid-19
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (25), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, reforçou que "não há segurança sanitária para a retirada da máscara em locais públicos".
No início de novembro, inclusive, foi levantada a possibilidade da retirada da proteção contra a Covid-19, mas, segundo Longo, esse ponto foi reavaliado. Para exemplificar a importância da decisão, o gestor citou o caso de Portugal, que desobrigou o uso das máscaras em locais públicos e, agora, voltou atrás por causa do aumento do número de casos da doença.
O secretário falou, inclusive, que essa é uma recomendação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS): "Nós continuamos avaliando os cenários, mas não há segurança sanitária - e isso é uma posição corroborada pela OMS- para a retirada da máscara em locais públicos com o percentual de vacinação que nós temos. Aliás, a OMS está indo ao extremo. A OMS está dizendo que, mesmo com 100% de vacinados, não se deve retirar a máscara neste momento".