SÃO PAULO

"Não vamos fechar a cidade por conta disso", diz prefeito de Campinas sobre febre maculosa

Três mortes em decorrência da doença foram confirmadas

A febre maculosa é uma doença causada pela picada do carrapato-estrela A febre maculosa é uma doença causada pela picada do carrapato-estrela  - Foto: Unsplash

O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi, disse, durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, que não pretende tomar medidas radicais para controlar o surto de febre maculosa que já deixou ao menos três pessoas mortas no município. Entre as medidas anunciadas pelo prefeito, está a determinação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) para que toda área de risco tenha informações sobre a doença.

— A comunicação é fundamental. Quem mora ou visita Campinas tem que estar informado que áreas verdes têm risco de febre maculosa — disse Andrea von Zuben, diretora Devisa.

— Estamos intensificando a comunicação de risco. Nós precisamos aprender a conviver com esse risco. Não conseguimos eliminar essa bactéria do município (...) Por conta disso vamos fechar a cidade? Não. Então, estamos fazendo essa determinação que os eventos privados tenham comunicação, mas os públicos também — completou o prefeito.

Três pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, para uma feijoada, no dia 27 de maio, morreram por conta de febre maculosa. Um quarto óbito ligado ao mesmo evento passa por exames no Instituto Adolfo Lutz na tarde desta quarta-feira. Há ainda um quinto caso suspeito, de uma mulher de 38 anos, que compareceu ao local no dia 3 de junho para um show do cantor Seu Jorge.

Fazenda seguirá fechada
Em nota divulgada nesta quarta-feira, a Fazenda Santa Margarida anunciou que seguirá fechada pelos próximos 30 dias. O show do sertanejo, no entanto, está marcado para acontecer no dia 21 do próximo mês. Os ingressos vão de R$ 120 a R$ 610.

'Vai ter dedetização? Tô com medo de ir' e 'O show será cancelado e nosso dinheiro reembolsado?' são alguns comentários deixados por seguidores do perfil da Fazenda Santa Margarida no post que anuncia o show de Gusttavo Lima.

O grupo Vidoti disse ainda que a fazenda já recebeu vistoria Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) no dia 13 de junho, após os primeiros casos serem confirmados. "A Fazenda está trabalhando num plano de ação que deverá apresentar aos órgãos competentes ainda essa semana", diz ainda o documento.

Segundo a empresa, toda "a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e às exigências legais" e que, portanto, os eventos planejados seguem marcados.

Veja também

Portugal em luto: incêndios, deslizamentos e mortes; entenda desastres que assolam o país
EUROPA

Portugal em luto: incêndios, deslizamentos e mortes; entenda desastres que assolam o país

Hospitais no Líbano sofrem com falta de médicos para amputações após ataques
ORIENTE MÉDIO

Hospitais no Líbano sofrem com falta de médicos para amputações após ataques

Newsletter