Logo Folha de Pernambuco

Recife

Natal dos Carentes celebra com moradores em situação de rua

Organização do Natal dos Carentes está preparada para distribuir entre 500 e 600 ceias

Marmitas entregues e kits de higiene pessoalMarmitas entregues e kits de higiene pessoal - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Uma celebração de Natal para moradores em situação de rua acontece nesta tarde de domingo (6). O Natal dos Carentes, celebrado pela Ordem do Carmo, oferece um dia diferente, com distribuição de uma ceia, kits de higiene, banho e alimentos. Este é o quinto ano da celebração e, devido à pandemia da Covid-19, precisou ser realizado no Pátio do Carmo, área aberta em frente à Igreja do Carmo.

A partir das 14h, o projeto Banho Recife chegou com uma instalação para que a população carente pudesse tomar um banho, com todos os itens de higiene. Depois, representantes da igreja vão passar uma mensagem de Natal que serve para todos, independente da religião. Em seguida, serão distribuídos os kits com os alimentos de uma ceia de Natal e brindes.

“Queremos mostrar o verdadeiro sentido do Natal porque muitos são excluídos ou se excluem de entrar em uma igreja. É uma forma de proporcionar um momento de festa para uma realidade tão diferente que eles passam”, disse o Irmão Terceiro, Aldir Maia Neto, um dos fundadores do Natal dos Carentes.

O projeto Banho Recife está participando desta celebração pela segunda vez. Eles levaram uma instalação em um trailer para as pessoas tomarem banho, lavarem as mãos, escovarem os dentes e utilizarem produtos de higiene. “É uma forma de trazer um pouco mais de acalento e cidadania para essas pessoas e poder oportunizar o direito de tomar banho”, disse um dos fundadores do Banho Recife, Ewerton Gayo.

A organização do Natal dos Carentes está preparada para distribuir entre 500 e 600 ceias. Por causa da pandemia, as ceias serão entregues em marmitas separadamente para seguir as regras de higiene. Toda a celebração também acontece na área aberta em frente à Igreja do Carmo para não haver aglomeração dentro da Igreja.

A voluntária Roberta Siqueira participa pela segunda vez do Natal dos Carentes. “É realmente uma doação que faço e quem ganha sou eu. Olhar para o sorriso das pessoas em ações como essa é saber que posso fazer ainda mais”, disse Roberta.

Veja também

Newsletter