Corpo encontrado nas proximidades do naufrágio do navio Concórdia era de tripulante desaparecido
Identificação da vítima ocorreu no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife
A Marinha confirmou que o corpo encontrado por uma equipe de mergulho do Corpo de Bombeiros, nessa quinta-feira (19), nas proximidades da área do naufrágio do navio "Concórdia", era do último tripulante desaparecido.
"A Marinha do Brasil se solidariza com os familiares dos cinco tripulantes que vieram a óbito neste acidente", informa nota divulgada pela corporação, na tarde desta sexta-feira (20).
A identificação da vítima ocorreu no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, para onde o corpo foi levado logo após ser retirado do mar.
O Concórdia saiu do Recife na tarde do último sábado (14) e deveria chegar ao Arquipélago de Fernando de Noronha na segunda-feira (16).
Segundo a Marinha, o navio transportava material de construção e alimentos. A carga se soltou da embarcação no meio do caminho, antes de o Concórdia começar a afundar a 8,5 milhas náuticas da praia de Ponta de Pedras, em Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco.
Leia também
• Mergulhadores encontram corpo próximo ao naufrágio do navio Concórdia
• Naufrágio em Pernambuco: Marinha instaura inquérito para apurar causas
• Naufrágio em Pernambuco: Marinha segue buscas por tripulante desaparecido
Na embarcação, estavam nove tripulantes. Apenas quatro deles foram resgatados com vida por um navio rebocador e se encontram em estado de saúde.
Inicialmente, quatro ocupantes foram localizados sem vida, sendo o quinto e último desaparecido lencontrado nessa quinta (19). Os nomes e idades dos tripulantes que morreram após o naufrágio não foram divulgados oficialmente pela Marinha.
"Após cinco dias de intensas buscas empreendidas de forma conjunta entre a MB, a Força Aérea Brasileira, a comunidade marítima local, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, as Polícias Civil e Militar de Pernambuco, o Instituto Médico Legal, as Marinas “Enseada” e “Barra de Catuama” e as diversas instituições do estado da Paraíba, sob a coordenação do Salvamar Nordeste, a Operação de Busca e Salvamento foi encerrada", disse a Marinha.
Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.