Náufrago é resgatado no Pacífico dias depois de busca ser encerrada
Ele estava a aproximadamente 950km a leste das Ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa
Um náufrago a bordo de um bote de salva-vidas foi resgatado na sexta-feira (16) por um petroleiro no Oceano Pacífico, 950 km a leste das Ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, informaram as autoridades locais.
O aventureiro americano, Aaron Carotta, que zarpou da América do Sul para realizar uma volta ao mundo sozinho a bordo de uma embarcação a remo, a "Smiles", lançou um chamado de emergência em 31 de maio, segundo as autoridades da Polinésia Francesa.
Leia também
• Oceano Ártico poderá ficar sem gelo na próxima década
• Usar o oceano como esponja de CO2, uma aposta contra o aquecimento global
• As marcas do aquecimento global no oceano Pacífico em Honduras
Contudo, por causa de uma avaria elétrica, seu sinal deixou de ser captado. Cinco navios mercantis e quatro de lazer participaram dos trabalhos de busca, que foram encerrados em 12 de junho.
Mas o sinal de emergência voltou a ser captado na quinta-feira, na área sub responsabilidade do JRCC (Joint Rescue Coordination Center), que coordena os resgates na Polinésia Francesa.
Uma onda fez a "Smiles" virar, o que provocou o chamado de emergência. Aaron Carotta precisou recorrer a seu bote de salva-vidas.
O JRCC aproveitou a presença na área de um USCG C130 Hercules, um avião americano especializado em buscas, que se dirigia para outra missão. No mesmo dia, a aeronave detectou o náufrago em seu bote, em uma área remota e pouco frequentada por embarcações, a leste do arquipélago das Ilhas Marquesas.
A embarcação mais próxima, o petroleiro "Baker Spirit", estava a cerca de 390 km. Desviou de sua rota e resgatou o náufrago são e salvo 18 horas depois. Em seguida, o navio seguiu seu caminho para o Havaí.
Está previsto que o aventureiro chegue a Honolulu em 25 de junho.