Navio com 750 toneladas de diesel afundou na costa da Tunísia
O petroleiro partiu do Egito com destino a Malta
Um petroleiro com mais de 750 toneladas de diesel, que partiu do Egito com destino a Malta, afundou neste sábado (16) na costa sudeste da Tunísia, disse à AFP um porta-voz do tribunal local, ressaltando que por enquanto não há vazamento de combustível.
"O navio afundou esta manhã em águas territoriais da Tunísia e no momento não há vazamento" de combustível, disse o porta-voz Mohamed Karrai, acrescentando que uma "comissão de prevenção de desastres vai se reunir para decidir quais medidas tomar".
O petroleiro "Xelo", de bandeira da Guiné Equatorial, tinha pedido para entrar em águas tunisinas na noite de sexta-feira para se proteger das más condições climáticas.
Leia também
• Preço do diesel nos postos sobe pela segunda semana seguida, diz ANP
• Alta do diesel, guerra na Ucrânia e covid na China fazem frete disparar mais de 100%
• Litoral cearense tem 64 praias com manchas de óleo
Quando estava a sete quilômetros das margens do Golfo de Gabés (sudeste), a água começou a entrar na sala de máquinas, segundo o Ministério do Meio Ambiente da Tunísia.
As autoridades retiraram os sete tripulantes, que estão bem de saúde. O governo tunisiano está agora se esforçando para evitar "uma catástrofe ambiental na região", disse o Ministério do Meio Ambiente.