Navio de guerra dos EUA no Mar Vermelho derrubou drone lançado do Iêmen
O comando acrescentou que "não houve feridos nem danos"
Uma embarcação de guerra dos Estados Unidos que navegou no sul do Mar Vermelho derrubou nesta quarta-feira (29) um drone lançado de uma região do Iêmen controlada pelos huthis, rebeldes pró-Irã, anunciou o Exército Americano.
Os Huthis, que controlam grande parte do Iêmen e integram um "eixo de resistência" anti-israelense, lançaram drones e missões desde o início da guerra entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas em outubro.
"Aproximadamente às 11h00, horário de Sanaa", o caçador "USS Carney" "derrubou um veículo aéreo não tripulado KAS04 de fabricação iraniana e lançado de regiões do Iêmen controladas pelos huthis", declarou o comando do Exército americano para o Oriente Médio em comunicado .
“Embora não se saiba quais eram os seus interesses”, o drone “se dirigia ao navio de guerra” que escoltava um petroleiro da Marinha americana e um barco com bandeira americana que transportava equipamento militar, afirmou.
O comando acrescentou que “não houve feridos nem danos” entre o pessoal americano.
Os navios de guerra dos Estados Unidos derrubaram vários drones e mísseis lançados do Iêmen nas últimas semanas, e os huthis também interceptaram um aparelho americano.
Leia também
• Pausa é um cessar-fogo, e não fim da guerra; Defesa prevê mais dois meses de "campanha intensa"
• Guerra em Gaza dizima famílias inteiras
Os lançamentos e interceptações de drones e mísseis estão relacionados com a guerra entre Israel e o Hamas.
Combatentes do movimento islâmico palestino cruzaram a fronteira de Gaza em 7 de outubro e mataram, segundo as autoridades israelenses, cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis.
Israel respondeu com uma implacável campanha terrestre e aérea na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, que, segundo este grupo, causou quase 15.000 mortes, incluindo milhares de crianças.
Essas mortes provocaram ira generalizada no Oriente Médio e deram impulso aos ataques de grupos armados contra as tropas americanas e Israel.