Suez

Navio encalhado no Canal de Suez volta a navegar após cinco horas

Trânsito na hidrovia havia sido desviado pela manhã; outras embarcações puderam seguir viagem

O Canal de SuezO Canal de Suez - Foto: SUEZ CANAL AUTHORITY / AFP

Depois de cinco horas de mobilização, o navio que havia encalhado pela manhã no Canal de Suez, Egito, voltou a navegar e segue sua rota até Portugal. O tráfego marítimo tinha sido desviado por conta naufrágio, mas a passagem de outras embarcações não foi prejudicada.

Ainda não há detalhes sobre o que teria causado problemas no navio. Construído em 2015 e operado pela Mediterranean Shipping Company, com sede em Genebra, o MSC Istanbul tem 399 metros de comprimento e 54 metros de largura

Seu tamanho é muito semelhante ao do Ever Given, de 400 metros, navio que se chocou contra uma margem em um trecho de pista única do canal em março de 2021, bloqueando a hidrovia.

O Canal de Suez permite a passagem de dois comboios de embarcações por dia em ambas as direções. Como o Ever Given só voltou a navegar seis dias depois, centenas de navios já esperavam para atravessar o canal.

Na época, o bloqueio do Suez forçou alguns navios a fazer a rota alternativa ao redor do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, exigindo combustível adicional.

Cerca de 10% do comércio mundial atravessam o canal, que é uma das principais fontes de moeda para o Egito. Segundo a Autoridade do Canal de Suez, no ano passado, 23.851 embarcações passaram pela hidrovia, ante 20.649 embarcações em 2021. A receita do canal em 2022 chegou a US$ 8 bilhões, a maior de sua história.

Veja também

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza
Guerra

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza

Newsletter