Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Navio retido em Suape aguarda liberação após teste descartar morte de tripulante por Covid

Embarcação deve zarpar do porto nesta quinta-feira (20), segundo assessoria de comunicação de Suape

Terminal de Granéis Sólidos Suape do Porto de SuapeTerminal de Granéis Sólidos Suape do Porto de Suape - Foto: Rafael Medeiros/Divulgação/Suape

O navio de carga de bandeira vietnamita Vinalines Sunrise está retido no Porto de Suape, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, desde o sábado (15), após um tripulante morrer com suspeita de Covid-19. Em nota, nesta quarta-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que o exame de Covid do tripulante morto deu negativo. As amostras biológicas da vítima haviam sido enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) para confirmar ou descartar a suspeita de infecção pelo novo coronavírus. 

Os demais 23 tripulantes também foram submetidos a exames de Covid-19 e todos tiveram seus resultados negativos após análises em laboratórios privados. Em contato com a reportagem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que, diante dos resultados negativos da tripulação, a embarcação será liberada a operar no porto, uma vez que não representa risco sanitário.

A assessoria de comunicação de Suape informou que o navio vietnamita deve zarpar do porto nesta quinta-feira (20) e seguir para o Porto de Salvador, na Bahia. 

A Anvisa acionou plano de contigência após a tripulação acionar socorro em alto-mar e uma equipe da Marinha do Brasil foi ao local de helicóptero para realizar o resgate. A equipe encontrou o tripulante que tinha a suspeita de Covid já em óbito. Segundo Suape, toda a operação é de responsabilidade da Anvisa, órgão que realiza o controle sanitário em portos e aeroportos do País.

O navio, que vinha do Porto de Pecém, no Ceará, estava fundeado no Porto do Recife - área onde a embarcação espera para atracar. Como o local não possui profundidade suficiente para a operação, a Anvisa solicitou a atracação no terminal de granéis sólidos de Suape.

Por fim, o Porto de Suape informou que a operação no terminal marítimo não sofreu qualquer alteração e faltam apenas os trâmites operacionais para a embarcação deixar o Estado. 
 

 

Veja também

Newsletter