Logo Folha de Pernambuco

REGULARIZAÇÃO

Neoenergia concede 30 dias para empresas de telecomunicações regularizarem fios no Bairro do Recife

Intenção é eliminar riscos de acidente e garantir a segurança para a sociedade

Ação começará no início de outubroAção começará no início de outubro - Foto: Divulgação

A Neoenergia Pernambuco notificou, extrajudicialmente, todas as 127 operadoras de telecomunicações que atuam no Bairro do Recife, na área central da capital pernabucana, e são regularizadas junto a concessionária. As notificações têm como finalidade convocar as empresas a promoverem as adequações nas próprias redes, em até 30 dias.

A ordem foi dada, porque, a partir do dia 21 de outubro, dentro das ações voltadas para o Programa de Prevenção de Acidentes para o Carnaval 2025, a distribuidora iniciará um ordenamento intenso na localidade.

A finalidade é retirar todos os cabos e equipamentos que não possuem autorização de uso dos postes. Além disso, os técnicos da concessionária eliminarão os fios que estiverem desnivelados, não identificados ou fora do padrão exigido pelas agências reguladoras (Aneel e Anatel) e normativos internos.

A ação será iniciada no mês de outubro. A expectativa é que dure até a primeira quinzena de dezembro. Neste período, pelo menos as 15 principais vias da ilha (lista abaixo) passarão pelo ordenamento padrão que vai impactar todas as redes de telecomunicações que atuam no local. No total, serão 170 postes vistoriados e ordenados.

Vias que passarão pelo ordenamento | Foto: Neoenergia/Divulgação

Além de melhorar o aspecto visual do cartão postal da cidade, a ação da Neoenergia ainda promove a segurança da população, pois evita incêndios e possíveis choques elétricos.

“É importante ressaltar para todos os clientes do Recife Antigo que as operadoras de telecomunicações estão tendo, no mínimo, 30 dias para regularizar a situação, seja contratual ou operacional, junto à Neoenergia. A partir de outubro, vamos intensificar o trabalho de ordenamento no Recife Antigo. Nossa intenção é deixar os postes com a quantidade correta de fios, sem poluição e com segurança para todos”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.

O ordenamento deste último trimestre faz parte do programa de intervenções preventivas da Neoenergia Pernambuco com foco no Carnaval do Recife. “Esta será apenas a nossa primeira intervenção. A intenção é fazer outras e acompanhar, trimestralmente, toda a rede que passará pelo ordenamento para evitar que os postes voltem a ser ocupados de forma desordenada”, concluiu Fábio Barros.

Até o início do ordenamento, a Neoenergia Pernambuco promoverá reuniões de alinhamento com as maiores empresas de telecomunicações que possuem autorização para utilização dos postes da concessionária, para prestar todas as orientações quanto aos itens de adequação. Também serão realizados encontros com grandes empresas, públicas e privadas, que atuam no Bairro do Recife para alinhar as ações e evitar desencontro de informações.

Balanço
Nos últimos três anos, a Neoenergia promoveu a retirada de mais de 200 toneladas de fios e equipamentos de telecomunicações irregulares dos postes no Estado. Neste ano, já são cerca de 70 toneladas eliminadas pela distribuidora com foco na segurança das pessoas.

Regularização
A Neoenergia Pernambuco ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), e 1.044/2022 da Aneel.

De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Vias

Polos do Carnaval do Recife

Veja também

Alerta laranja do Inmet aponta risco de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em 12 Estados
TEMPO

Alerta laranja do Inmet aponta risco de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em 12 Estados

Entre disputas de poder, a Bolívia está afundando no caos
bolívia

Entre disputas de poder, a Bolívia está afundando no caos

Newsletter