Pernambuco

Neoenergia recupera, em 2021, energia suficiente para abastecer o Recife por cerca de 30 dias

De acordo com a Neoenergia, durante os 12 meses, foram realizadas aproximadamente 185 mil inspeções e substituídos 135 mil medidores obsoletos

Ação da Neoenergia de PernambucoAção da Neoenergia de Pernambuco - Foto: Divulgação / Grupo Neoenergia de Pernambuco

Cerca de 266 milhões de quilowatts-hora (kWh) foram recuperados no Estado em 2021 pela Neoenergia, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica em Pernambuco, durante ações de prevenção. Segundo a concessionária, o montante de energia é suficiente para abastecer o Recife por cerca de 30 dias.

De acordo com a Neoenergia, durante os 12 meses, foram realizadas aproximadamente 185 mil inspeções e substituídos 135 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, além do uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes, que permitem acompanhar o balanço energético da rede e identificar perdas.

“A tecnologia nos permite agir de forma estratégica e assertiva, combatendo desvios com mais eficiência, seja com foco em consumidores residenciais e empresariais ou na iluminação pública. Além de permitirem a recuperação de energia, essas ações permitem que as pessoas tenham acesso aos serviços de forma regular e segura”, afirmou o gerente de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Gustavo Santos.
 

Ainda de acordo com a empresa, os tradicionais medidores de energia deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a telemedição. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.

Outra ação realizada pela Neoenergia Pernambuco é a regularização de clientes clandestinos, ou seja, a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento. A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita. Em 2021, a concessionária regularizou mais de 50 mil clientes, o que resultou em mais de 21 milhões de kWh de energia agregada.

Denúncias
A Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pela Central de Relacionamento 116, pelo WhatsApp (81) 3217-6990, ou pelo site da distribuidora.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter