Logo Folha de Pernambuco

Eleições em Roma

Neta de Mussolini está entre mais votados nas eleições de Roma

Eleita para um segundo mandato como vereadora, Rachele afirma que seu sobrenome não tem nada a ver com sua popularidade

Rachele MussoliniRachele Mussolini - Foto: Reprodução/Instagram

A neta do ditador fascista Benito Mussolini, Rachele Mussolini, obteve o maior número de votos nas eleições municipais de Roma realizadas no domingo e na segunda-feira (3 e 4) - revela a apuração quase total das cédulas, divulgada nesta quarta-feira (6).

Candidata do partido de extrema-direita Fratelli d'Italia (FDI), Rachele Mussolini, de 47 anos, obteve mais de 8.200 votos, após apuração de 97% das cédulas. Foi a maior votação individual.

Eleita para um segundo mandato como vereadora, Rachele afirma que seu sobrenome não tem nada a ver com sua popularidade.

"A pessoa é mais importante do que seu sobrenome, por mais pesado que seja", disse ao jornal La Repubblica. 

"Tenho muitos amigos de esquerda", disse a filha de Romano, quarto filho do ditador fascista, falecido em 2006, que era pianista de jazz e se casou em 1962 com a irmã da atriz Sophia Loren. 

Outros descendentes do ditador italiano entraram na política, todos pela direita, incluindo a meio-irmã de Rachele, Alessandra, ex-membro do Parlamento europeu. 

Os partidos de direita foram derrotados nas eleições locais de domingo e segunda-feira na Itália, já que perderam as eleições em cidades-chave como Milão, Nápoles e Bolonha.

Em Roma, o segundo turno está previsto para 17 e 18 de outubro entre o candidato de direita Enrico Michetti, advogado e locutor de rádio, e o candidato de centro-esquerda, o ex-ministro da Economia Roberto Gualtieri. 

No primeiro turno, Michetti obteve 30% dos votos, contra 27% de Gualtieri, que é o favorito, segundo várias pesquisas.

 

AA/kv/zm/tt

© Agence France-Presse

Veja também

Newsletter