GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Netanyahu autoriza nova rodada de conversas para negociar trégua em Gaza

O Catar, que atua como mediador entre Israel e Hamas, afirmou na terça-feira que as negociações sobre uma trégua e a libertação de reféns prosseguiam

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante reunião ministerial Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante reunião ministerial  - Foto: Abir Sultan/AFP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, autorizou uma nova rodada de conversações em Doha e no Cairo para negociar uma trégua em Gaza, anunciou, nesta sexta-feira (29), seu gabinete, depois que os contatos pareciam estagnados.

"Benjamin Netanyahu teve uma reunião com o diretor do Mossad (serviço secreto estrangeiro) e com o diretor do Shin Bet (inteligência interna), e aprovou uma nova rodada de negociações nos próximos dias em Doha e no Cairo (...) para avançar", afirmou seu gabinete em um comunicado.

Desde que o Conselho de Segurança da ONU aprovou na segunda-feira uma resolução que pede um cessar-fogo imediato na Faixa, o movimento islamista palestino Hamas e Israel trocam acusações sobre a responsabilidade pelo fracasso nas negociações para um acordo de trégua.

O Catar, que atua como mediador entre Israel e Hamas, afirmou na terça-feira que as negociações sobre uma trégua e a libertação de reféns prosseguiam, mas as partes e os mediadores divulgaram poucas informações desde então.

A guerra começou com o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro, que deixou pelo menos 1.160 mortos, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em dados divulgados pelas autoridades israelenses.

Segundo o governo de Israel, os combatentes islamistas sequestraram quase 250 pessoas e 130 delas permanecem retidas em Gaza, das quais 34 teriam morrido.

Em represália, Israel prometeu "aniquilar" o Hamas e iniciou uma vasta operação que deixou mais de 32.623 mortos, a maioria mulheres e menores de idade, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter