internacional

Netanyahu conversa com Biden sobre possível 'acordo de paz histórico' com Arábia Saudita

De acordo com o primeiro-ministro israelense, sob a liderança de Biden, pode haver uma paz histórica entre Israel e Arábia Saudita

Primeiro-ministro israelense, Benjamin NetanyahuPrimeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu - Foto: Ohad Zwigenberg/Pool/AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que é possível chegar a um acordo ambicioso apoiado pelos Estados Unidos para normalizar as relações com a Arábia Saudita, durante uma reunião com o presidente americano, Joe Biden, nesta quarta-feira (20), em Nova York.

"Acredito que, sob sua liderança, senhor presidente (Biden), podemos forjar uma paz histórica entre Israel e Arábia Saudita", declarou Netanyahu à imprensa, um acordo que pode "contribuir, em grande medida", para alcançar a paz entre Israel e palestinos.

"Se um de nós estivesse falando de normalização com a Arábia Saudita há dez anos, acho que teríamos olhado um para o outro e perguntado: 'O que essa pessoa andou bebendo?'", brincou o presidente americano.

Para sua primeira reunião desde que Netanyahu voltou ao poder no final de 2022, o democrata, de 80 anos, escolheu o cenário neutro de um hotel em Nova York, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Discutiremos alguns temas difíceis, como a defesa dos valores democráticos que estão no centro da nossa parceria, particularmente o equilíbrio de poderes nas nossas instituições e a preservação de um caminho para uma solução de dois Estados" com os palestinos, disse Biden à imprensa no início da reunião.

A Casa Branca criticou, pública e vigorosamente, tanto a reforma judicial empreendida por Netanyahu quanto a expansão das colônias israelenses nos territórios palestinos ocupados.

Biden também mencionou um possível encontro na Casa Branca, "antes do final do ano". Contrariando a tradição adotada entre esses dois países estreitamente ligados, o premiê israelense ainda não foi recebido em Washington desde seu retorno ao governo.

Veja também

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear
IRÃ

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo
investigação

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo

Newsletter