Netanyahu diz que bombardeio israelense em outubro impactou programa nuclear iraniano
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu afirmou que um componente do programa nuclear foi danificado em um ataque
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou, nesta segunda-feira (18), que um bombardeio israelense lançado em outubro no Irã danificou parte do programa nuclear da República Islâmica.
"Não é um segredo, foi reportado que um componente do programa nuclear foi danificado em um ataque, mas o próprio programa e sua capacidade de operar não foi desbaratado", declarou Netanyahu perante o Parlamento de Israel.
Leia também
• Dois foguetes de sinalização caem perto da casa de Benjamin Netanyahu
• Netanyahu reconhece ter dado luz verde a ataque de pagers explosivos contra Hezbollah
• Netanyahu cita quebra de confiança e demite seu ministro da Defesa
Na sexta-feira, o site noticioso americano Axios reportou, citando funcionários americanos e israelenses que falaram sob condição do anonimato, que o ataque israelense contra o Irã, em 26 de outubro, "destruiu" um importante centro secreto de pesquisas sobre armas nucleares em Parchin, cerca de 30 km a sudeste de Teerã.
"Apesar de todas as medidas que tomamos, no plano operacional e político, (o Irã) avançou no enriquecimento (de urânio)", e embora "tenha muito caminho a percorrer (...), fomos confrontados a agir", acrescentou.