CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Netanyahu pede a presidente colombiano para interceder por liberação de reféns do Hamas

A embaixada israelense em Bogotá confirmou a autenticidade do documento com data de 11 de janeiro

Benjamin Netanyahu faz reunião em Tel Aviv Benjamin Netanyahu faz reunião em Tel Aviv  - Foto: Ohad Zwigenberg / POOL / AFP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu em uma carta ao presidente colombiano, Gustavo Petro, que "empenhe todos os esforços" para a liberação de reféns do grupo islamista Hamas, confirmaram à AFP nesta sexta-feira(26) fontes diplomáticas.

"Peço que faça o possível para conseguir a libertação de Elkana (Bohbot, um cidadão colombiano) e dos outros 135 reféns retidos nos túneis terroristas do Hamas", afirma a carta ao presidente de esquerda, que apoia abertamente a causa palestina e acusa Israel de cometer um "genocídio" na Faixa de Gaza.

A embaixada israelense em Bogotá confirmou à AFP a autenticidade do documento com data de 11 de janeiro e divulgado pela imprensa colombiana.

"Qualquer pressão que puder exercer com este fim, especialmente ante o Irã, Catar e Turquia, assim como ante o CICV ( Comitê Internacional da Cruz Vermelha) será inestimável e contribuirá para salvar vidas inocentes", continua Netanyahu.

A Colômbia apoia a ação apresentada pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ) por suposta violação da Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, de 1948.

Nesta sexta-feira, a mais alta instância judicial da ONU determinou a Israel que faça o possível para impedir qualquer eventual ato de "genocídio" em Gaza.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter