Netanyahu presenteia Trump com pager de ouro em referência a explosivos usados contra Hezbollah
Em troca, Trump deu a Netanyahu uma foto autografada dos dois
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, presenteou o presidente dos EUA, Donald Trump, com um pager de ouro durante o encontro entre os líderes em Washington na terça-feira, informou uma fonte israelense à CNN americano.
O presente faz alusão direta à operação israelense realizada em 17 de setembro do ano passado contra alvos do movimento xiita Hezbollah no Líbano, em que pagers usados por membros do grupo foram explodidos.
Leia também
• Trump diz que Israel entregará Faixa de Gaza aos EUA
• Após EUA, Israel também deixa Conselho de Direitos Humanos da ONU
• Israel prepara plano para saída 'voluntária' da população de Gaza
Um dia depois, a ação mirou walkie-talkies, também usados como meio de comunicação pelo grupo como forma de contornar possíveis monitoramentos da inteligência israelense.
Ao menos 37 pessoas morreram nas explosões, incluindo crianças, e cerca de 3 mil ficaram feridas, muitas delas civis.
Em muitos casos, as vítimas ficaram cegas ou tiveram membros amputados devido às áreas onde os dispositivos eram usados e armazenados.
Saiba mais: Sem se comprometer com segunda fase de cessar-fogo em Gaza, Netanyahu chega aos EUA para reunião com Trump
O ataque deu início à escalada entre Hezbollah e Israel, que uma semana depois iniciou uma incursão terrestre no Líbano. As hostilidades só cessaram no final de novembro, depois de milhares de mortos e feridos.
Em troca do presente, Trump deu a Netanyahu uma foto autografada dos dois.
A imagem foi assinada com o recado "para Bibi, um grande líder!", em referência ao apelido do premier. A lembrança foi publicada pelo filho de Netanyahu, Yair, no Instagram.