Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Netanyahu rejeitou cessar-fogo em troca da libertação de reféns, diz jornal

Citando fontes no governo de Israel, o Guardian afirma que o premier israelense não concordou com a suspensão dos combates por cinco dias

Primeiro-ministro israelense Benjamin NetanyahuPrimeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu - Foto: AFP

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu, rejeitou um acordo de cessar-fogo de cinco dias na Faixa de Gaza, em troca da libertação de alguns dos mais de 200 reféns capturados pelo grupo terrorista Hamas no dia 7 de outubro. A informação foi publicada nesta quinta-feira pelo jornal britânico Guardian, citando fontes do governo de Israel.

A rejeição do acordo, segundo o jornal, ocorreu ainda nas etapas iniciais de negociações indiretas — Netanyahu teria se mostrado irredutível com o plano, que previa uma pausa de cinco dias na ofensiva israelense em Gaza. O Hamas libertaria mulheres, crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde nesta primeira etapa, e continuaria as conversas posteriormente.

O governo de Israel, procurado pelo jornal, não se pronunciou, mas em declarações anteriores as autoridades adotam o discurso de que não podem discutir as negociações para a libertação dos reféns publicamente, para evitar atrapalhar o processo. O Hamas também não se pronunciou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter