Neve e gelo provocam o caos nos transportes do Reino Unido
Agência meteorológica MET emitiu alertas amarelos para neve, névoa e geada em várias áreas
Milhares de motoristas e passageiros dos transportes públicos do Reino Unido tiveram, nesta segunda-feira (12), os seus deslocamentos interrompidos devido ao gelo e à neve, principalmente na região de Londres, onde vários aeroportos tiveram que fechar temporariamente as suas pistas.
O aeroporto de Stansted, localizado ao norte da capital britânica e usado principalmente pela companhia aérea de baixo custo Ryanair, fechou suas pistas na noite de domingo enquanto limpava a neve e alertou para atrasos e cancelamentos.
Leia também
• Nova Zelândia facilita visto de residente para estrangeiros da área da saúde
• Explosão e tiros perto de um hotel em Cabul
• China desativa aplicativo de controle de rastreamento da Covid-19
No seu site, muitos voos programados para a manhã de segunda-feira permanecem cancelados, mas as pistas já estão "abertas e totalmente operacionais", informou o aeroporto em nota enviada à AFP, especificando que "alguns voos podem sofrer atrasos" devido às condições meteorológicas.
A Ryanair também informou no Twitter que "devido às fortes nevascas no Reino Unido, as pistas dos aeroportos de Stansted e Gatwick (sul de Londres) foram temporariamente fechadas durante a noite, interrompendo todos os voos programados".
Nas redes sociais, dezenas de passageiros presos nos aeroportos da capital britânica publicaram vídeos que mostravam as pistas cobertas de neve e aviões impossibilitados de decolar.
Segundo a BBC, no domingo mais de 50 voos também foram cancelados no aeroporto de Heathrow, o maior da capital, devido à névoa.
Na manhã desta segunda-feira, o tráfego ainda estava fortemente interrompido nas principais estradas de Londres, com intensos engarrafamentos devido à neve e ao gelo.
Na noite de domingo, alguns motoristas ficaram presos em seus veículos por várias horas, surpreendidos pela nevasca, pelo gelo e pela névoa, principalmente em Sussex, ao sul de Londres, onde a polícia aconselhou a "só viajar se for necessário".
Os passageiros ferroviários também enfrentaram atrasos e cancelamentos significativos na manhã desta segunda-feira, com algumas linhas do metrô de Londres interrompidas ou com atrasos.
O Reino Unido sofre com uma onda de frio particularmente intensa há vários dias, com temperaturas caindo para -10°C em algumas áreas, embora a agência meteorológica MET tenha afirmado que essas temperaturas "não são incomuns para esta época do ano".
A MET emitiu alertas amarelos para neve, névoa e geada em várias áreas, especialmente no sul da Inglaterra e no norte da Escócia.
No domingo, quatro crianças foram resgatadas com parada cardíaca e hospitalizadas em estado crítico depois que caíram em um lago congelado em Solihull, oeste da Inglaterra. Segundo testemunhas, elas estavam brincando no gelo e caíram na água.