golpe de Estado

Níger reabre espaço aéreo depois de um mês fechado

Voos comerciais estavam suspensos desde o início de agosto

Com o Níger, já são seis governos derrubados por militares na África subsaariana desde 2020Com o Níger, já são seis governos derrubados por militares na África subsaariana desde 2020 - Foto: AFP

O governo resultante do golpe de Estado no Níger decidiu, nesta segunda-feira (4), reabrir o seu espaço aéreo a voos comerciais, depois de ficar fechado desde 6 de agosto, informou a Agência de Imprensa do Níger (ANP).

“O espaço aéreo da República do Níger está aberto a voos comerciais nacionais e internacionais”, afirmou um porta-voz do Ministério dos Transportes, citado pela ANP.

“O espaço aéreo permanece fechado para todos os voos militares e outros voos especiais, que são autorizados apenas pelas autoridades competentes”, acrescentou.

O governo militar do Níger anunciou em 6 de agosto o encerramento do seu espaço aéreo “devido à ameaça de intervenção dos países vizinhos”.

Poucas semanas após o golpe, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) ameaçou intervir militarmente no Níger.

As fronteiras aéreas e terrestres do Níger foram fechadas em 27 de julho, um dia após o golpe de Estado, e depois reabertas com cinco países vizinhos: Argélia, Burkina Faso, Líbia, Mali e Chade.

A Cedeão impôs grandes avaliações económicas ao Níger para enfraquecer o novo regime militar e devolver ao poder o presidente deposto, Mohamed Bazoum.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter