Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Nigerianos são resgatados após uma semana viajando sobre leme de navio, nas Ilhas Canárias; vídeo

Embarcação deixou capital da Nigéria na última segunda-feira e parou no Togo dois dias depois; caso semelhante aconteceu no Brasil

Nigerianos foram resgatados por equipes do Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias Nigerianos foram resgatados por equipes do Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias  - Foto: Reprodução

Leia também

• PF resgata 4 tripulantes clandestinos em navio que saiu da Nigéria

• Marinha chinesa faz 'visita amistosa' à Nigéria

• Vale no Brasil? Nigéria organiza votação popular para decidir futuro do técnico da seleção

A Guarda Costeira espanhola resgatou, nesta segunda-feira (10), dois homens nigerianos encontrados se escondendo sobre o leme de um navio que havia chegado durante a noite no porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias. Um caso semelhante também ocorreu no Brasil nesta semana.

A dupla, de 19 e 22 anos, foi levada para o hospital, onde passou por exames médicos. Os nigerianos foram posteriormente transferidos de volta para o navio, que os levará até o porto de origem.

Um vídeo divulgado Polícia Portuária de Las Palmas mostra o resgate. Nele é possível ver os nigerianos agachados, entre o leme e o casco do navio MSC Marta, quando as autoridades se aproximam:

 

Segundo o The Guardian, a dupla estava a cerca de uma semana viajando sobre a estrutura. O navio deixou Lagos, na Nigéria, no dia 2 de julho e parou no porto de Lomé, no Togo, no dia 4. De lá, a embarcação seguiu para Las Palmas, onde os nigerianos foram descobertos.

Também nesta segunda-feira, quatro nigerianos foram encontrados em situação semelhante no litoral brasileiro. A Polícia Federal do Espírito Santo resgatou quatro estrangeiros que estavam se escondendo sobre o leme de um navio cargueiro que estava fundeado no Porto de Vitória. De acordo com a PF, a viagem deles durou cerca de 13, tendo o navio partido de Lagos. No momento, os quatro se encontram em um hotel na capixava e aguardam o retorno ao país de origem.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter