CHUVAS

Níveis de rios baixam, e risco de inundação é menor; Apac prevê chuvas fracas a moderadas

Confira a previsão para os próximos dias

Alagamentos em JaboatãoAlagamentos em Jaboatão - Foto: Melissa Fernandes / Folha de Pernambuco

Após as emissões de alertas de elevação de rios e de inundações emitidos nesta quinta-feira (15), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) afirmou que, ao longo do dia, os níveis dos rios observados baixaram. Segundo o órgão, até o início da noite desta quinta, não havia rios sob riscos de inundação. 

A Apac havia emitido cinco avisos de inundação, sendo dois dos pontos indicados no curso do Rio Jaboatão, além de nove avisos hidrológicos e dois alertas sobre risco de elevação dos rios. 

Um dos pontos indicados, o trecho do Rio Jaboatão localizado em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), transbordou nas primeiras horas da quinta. Nas proximidades da Estrada da Muribeca e nos acessos ao Conjunto Marcos Freire, moradores ficaram ilhados e precisaram da ajuda dos bombeiros para realizar deslocamentos. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, na Muribeca, 107 adultos, 69 crianças e oito cães foram resgatados. Já em Marcos Freire, 10 adultos foram auxiliados pelos bombeiros

Chuvas moderadas no fim de semana
Para esta sexta-feira (16), a Apac prevê chuvas fracas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte ao longo da madrugada e da manhã. À noite, deve haver chuvas moderadas nas duas regiões. 

"A partir da noite da sexta, a chuva deve ficar com uma intensidade moderada nessas duas regiões devido a um sistema que se aproxima do litoral pernambucano. Essa chuva moderada deve se estender para o final de semana, especialmente no sábado e no domingo", explica Zilurdes Lopes, meteorologista da Apac.

No sábado (17), a Apac diz que a tendência de precipitação é de chuvas moderadas na Mata Norte; de fracas a moderadas na RM;  e fracas na Mata Sul e no Agreste.

Já no domingo (18), deve haver chuvas moderadas na RMR e na Mata Norte; de fracas a moderadas na Mata Sul; e fracas no Agreste. 
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter