Logo Folha de Pernambuco

rio grande do sul

Nível do Guaíba volta a subir e inunda ruas de Porto Alegre

De acordo com a MetSul, a cheia está relacionada ao vento forte no norte da Lagoa dos Patos, que dificulta o escoamento do Guaíba

Nível do Guaíba volta a subir e inunda ruas de Porto AlegreNível do Guaíba volta a subir e inunda ruas de Porto Alegre - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a superar a cota de inundação (3,6 metros) na madrugada desta segunda-feira, 3, conforme medição realizada na Usina do Gasômetro, na região central da cidade. Da 0h às 7h da manhã, a água subiu cerca de 46 centímetros, atingindo pico de 3,86 metros. Desde então, a inundação baixou alguns centímetros, mas continua atingindo as ruas da capital gaúcha.

No sábado, 1º, o nível ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês de enchentes no Rio Grande do Sul. Às 11h daquele dia, a medição marcou 3,52 metros.
 

De acordo com a agência meteorológica MetSul, a cheia registrada nesta segunda-feira está relacionada ao vento forte no norte da Lagoa dos Patos, que dificulta o escoamento do Guaíba. A vazão mais lenta e o represamento das águas têm como consequência a elevação do nível em Porto Alegre.

Durante a manhã, quem esteve na região do Cais Mauá, no centro histórico, encontrou a água batendo na altura da canela. Já na zona sul, o vento forte levou à formação de ondas na orla do lago, que foi novamente inundada.

No início da tarde, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação, a cidade tinha 17 vias completamente bloqueadas pela enchente.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter