Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

No Brasil, taxa de contágio da Covid-19 volta a subir

Dados do Imperial College sugerem que cada grupo de 100 infecatos transmita o vírus para outras 110 pessoas

Período de eleições municipais contribuiu diretamente para o recrudescimento dos casos da Covid-19Período de eleições municipais contribuiu diretamente para o recrudescimento dos casos da Covid-19 - Foto: Carl de Souza/AFP

O Brasil voltou a apresentar aumento na taxa de transmissão da Covid-19, segundo apontam dados divulgados, neste terça-feira (17), pelo Imperial College, instituição britânica que vem realizando projeções relacionadas à pandemia. Os números apontam que o ritmo de contágio, popularmente chamado de Rt, subiu para 1,10. Isso significa dizer que cada grupo de 100 indivíduos contaminados com o novo coronavírus transmitirá o vírus para outras 110 pessoas, ou seja, um infectado pode transmitir a doença para mais de uma pessoa. 

Quando temos o Rt acima de 1, aumentam as chances de propagação da doença. Infectologistas, pesquisadores, projetistas e outras autoridades envolvidas no combate à Covid-19, dizem que, para uma retomada segura das atividades, o ideal é que essa taxa seja inferior a 0.7. 

O País registrou um aumento de novos casos superior a 65% na semana 46 em relação à 45. A média móvel de novas infecções subiu 59% nos últimos sete dias. No último dia 10, o Rt do Brasil estava em 0,68. 

Pernambuco
No Estado, a última vez que taxa de transmissão da Covid-19 esteve abaixo de 1 foi no dia 7 de novembro, quando registrou 0,99, de acordo com dados do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD). 

Do dia 8 ao dia 11, houve um movimento acelerado de subida, chegando a 1,39, número mais alto desde 22 de maio, quando o Rt foi 1,49. Vale ressaltar que maio é considerado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) como o mês de pico da epidemia em Pernambuco.  

Nos últimos dias, o gráfico apresentou uma leve queda, mas a última atualização, nesta segunda-feira (16), ainda tinha dígitos preocupantes (1,10). Em Pernambuco, no momento, são mais de 10.500 casos ativos da Covid-19, com pacientes em tratamento para a doença em todas as regiões. 

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter