Cemitério de Jaboatão dos Guararapes abrirá seguindo normas de segurança
A prefeitura do município recomenda que a população preste as homenagens aos familiares e amigos ao longo desta semana
Devido à pandemia do novo coronavírus e visando evitar aglomerações, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes decidiu abrir o cemitério do município seguindo uma série de normas e orientações para as visitas durante o Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2).
A orientação é que quem deseja prestar homenagens aos familiares e amigos faça ao longo desta semana, para evitar aglomerações. Além disso, é recomendado que pessoas do grupo de risco da Covid-19, idosos e crianças evitem comparecer aos cemitérios, que funcionarão das 8h às 17h.
Nas entradas, saídas e pontos estratégicos, será disponibilizado álcool em gel 70% e será obrigatório o uso de máscaras para os visitantes. Funcionários também receberão protetores faciais tipo face shield.
Leia também
• Cemitérios do Recife se preparam para celebrações do dia de Finados
• Dia de Finados: missas nos cemitérios públicos do Recife não ocorrerão neste ano
Outra medida contra a disseminação da Covid-19 é a limpeza e desinfecção constante dos velórios, banheiros, equipamentos e superfícies com uso de água sanitária, álcool 70% ou outro desinfetante autorizado pelo Ministério da Saúde. Os bebedouros coletivos que dispensam água e que exigem aproximação da boca para ingestão estarão lacrados.
As missas e cultos religiosos devem seguir o decreto estadual. Para evitar aglomerações e garantir uma limpeza e desinfecção efetiva do ambiente, o intervalo entre as celebrações dever ser de, no mínimo, duas horas. Preferencialmente, devem ser disponibilizados cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local, devendo estar a uma distância mínima de 1,5 m entre uma e outra.
É necessário também que os ambulantes mantenham distância de pelo menos 1,5m entre uma banca e outra, além de disponibilizar álcool gel 70% para uso próprio e para uso dos clientes. Os comerciantes devem priorizar métodos eletrônicos de pagamento, mantendo higienização frequente das máquinas. A venda de flores, velas e coroas fica permitida, desde que sejam observados os protocolos de distanciamento social.