Logo Folha de Pernambuco

Tragédia

No México, chuvas inundam hospital e causam a morte de 16 pacientes

Queda de energia interrompeu o fornecimento de oxigênio

Força-tarefa tentou evacuar o maior número possível de pacientes para outras unidadesForça-tarefa tentou evacuar o maior número possível de pacientes para outras unidades - Foto: Francisco Villeda/AFP

Pelo menos 16 pacientes de um hospital no estado mexicano de Hidalgo (centro) morreram depois que o estabelecimento foi inundado, nesta terça-feira (7).

Grandes áreas do México foram atingidas por chuvas intensas, principalmente na última segunda-feira (6), que causaram o transbordamento de um rio no estado de Hidalgo.

"As chuvas de ontem em Hidalgo fizeram com que o rio Tula transbordasse, inundando o Hospital Geral da zona 5 do IMSS (Instituto Mexicano do Seguro Social), causando a morte de 16 pacientes", informou o governo em mensagem no Twitter.

Leia também

• Ladrões roubam mais de R$ 60 milhões em joias na Bulgari Paris

• Europa registrou em 2021 o verão mais quente


Na mensagem, acompanhada de um vídeo, Zoé Robledo, diretor-geral do IMSS, explicou que 56 pacientes estavam no centro médico, que em questão de minutos alagou, afetando o seu funcionamento.

"No momento em que a energia elétrica do município (de Tula) caiu, a oxigenação (recebida pelos pacientes) foi afetada, sobreviveram 40 pessoas", explicou Robledo.

De acordo com a imprensa local, entre as vítimas há pacientes com Covid-19 que necessitavam de oxigênio para sobreviver. 

Imagens divulgadas pela mídia local mostraram o hospital inundado e equipes médicas movendo macas de pacientes no meio da água. As autoridades disseram que os pacientes sobreviventes foram enviados a outros hospitais da região.

O governo de Hidalgo informou que as chuvas afetaram cerca de 39 mil pessoas em todo o estado, além de pelo menos cinco estruturas de mobiliário urbano. 

O município mais afetado é o de Tula, onde o governo federal implantou desde a madrugada uma operação com militares, agentes da Defesa Civil, Comissão Nacional de Águas e Comissão Federal de Eletricidade.

Enquanto isso, em Ecatepec, subúrbio da capital mexicana localizado a cerca de 70 km de Tula, as ruas se transformaram em verdadeiras lagoas que deixaram pelo menos duas pessoas mortas.

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter