Logo Folha de Pernambuco

Imunização

Recife é a capital no Nordeste com maior parte da população com primeira dose contra Covid-19

Na capital pernambucana tem, atualmente, 78,5% da sua população recebeu a primeira dose

VacinaçãoVacinação - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Proporcionalmente, o Recife é a capital da região Nordeste com maior população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na capital pernambucana, 78,5% da população (equivalente a 1,3 milhão de pessoas) iniciou o esquema vacinal.

A pesquisa que identificou o feito é da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, a quantidade se refere a pessoas que tomaram tanto doses únicas quanto primeiras doses. Os números analisados levam em consideração a população total da cidade, não só a população adulta.

O município possui 1.653.128 habitantes e está na frente de cidades como Fortaleza (78,2%), São Luís (75%) e Salvador (64,9%). Além disso, a capital ainda ocupa o segundo lugar quando o assunto é segunda dose – 39,3% com 649.095 doses aplicadas, ficando atrás apenas de São Luís (46,7%). 

Como os dados da Prefeitura do Recife não são repassados em tempo real para o Ministério da Saúde, as informações que constam no sistema do Conecta Recife (criado para gerenciar a vacinação contra a Covid-19 na cidade) são ainda maiores. Esses números mostram que a capital pernambucana já aplicou 1.308.583 de primeiras doses ou doses únicas.

Na plataforma, o percentual de pessoas adultas que receberam ao menos uma dose da vacina é de 99,16%. O total de pessoas com o esquema vacinal completo no Recife, de acordo com os dados do Conecta Recife, contabilizando também doses únicas, é de 42,50% da população (equivalente a 704.134 pessoas).
 


Atualmente, o Recife está vacinando adolescentes a partir de 12 anos, além de todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, a cidade também está aplicando a dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter