greve

Quarto dia de greve dos metroviários: com frota reduzida, movimentação é pequena na Estação Recife

Nesta segunda (7), às 15h, vai acontecer uma segunda reunião da categoria com a CBTU, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região

Movimentação de usuários do metrô na Estação RecifeMovimentação de usuários do metrô na Estação Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O domingo (6) amanheceu sem muita movimentação na Estação Central do Recife, bairro de São José, área central da capital. É o quarto dia da greve dos metroviários. A categoria luta por melhores condições de trabalho, a não privatização do sistema e o cumprimento de um acordo coletivo feito com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A Folha de Pernambuco ouviu passageiros do modal sobre a paralisação do sistema, que está funcionando com frota reduzida.

A empresária Cristiane Balbino, que é usuária do metrô, opinou sobre esse período de paralisação dos profissionais e questionou a patronal da CBTU sobre a verdadeira quebra de braços que já dura quatro dias. Segundo ela, '"os maiores sempre ganham".

Estação Recife. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

"Cada vez mais, estamos passando dificuldade para pegar ônibus e metrô. Era para haver um consenso com os metroviários e a empresa [CBTU]. É mais do que justo dar um aumento a eles. Amanhã não vai se resolver. Aliás, nunca é resolvido. Os maiores sempre ganham. Vai ficar a mesma situação, infelizmente", disse.

Luiz Cássio, autônomo, concorda com a greve. Ele sai, todos os dias, de Olinda, na RMR, até Boa Viagem, Zona Sul da capital.

"Eu acho que todos devem reivindicar os seus direitos. Por outro lado, a população só sofre. Mas por outro lado, temos que entender que eles lutam pelo direito deles. Infelizmente, não pode ficar do jeito que está", pontuou.

O TRT-6 havia expedido uma liminar, na última quinta-feira (3), ordenando o funcionamento de 60% da frota em horários de pico e 40% nos demais períodos. Na sexta (4), isso não foi cumprido, pois o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) disse que não havia sido notificado da decisão. Nesse sábado (5), o modal funcionou conforme indicado pelo TRT-6. O descumprimento pode acarretar multa de R$ 60 mil ao dia.

Nesta segunda (7), às 15h, vai acontecer uma segunda reunião da categoria com a CBTU, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. A primeira audiência de conciliação, na última sexta-feira (4), foi sem sucesso.

A reportagem entrou em contato com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU,), que disse não ter ainda um posicionamento sobre a audiência de amanhã, mas que vai participar, conforme orientado pelo TRT-6.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter