Logo Folha de Pernambuco

Doação

Campanha de doação entra em última fase no Recife

Criada por Antonio Carlos, "Dai Pão a quem tem fome" visa arrecadar mais de 500 kg em alimentos

Idealizador do projeto, Carlinhos vem recebendo os alimentos no prédio onde mora, em Boa ViagemIdealizador do projeto, Carlinhos vem recebendo os alimentos no prédio onde mora, em Boa Viagem - Foto: Cortesia

Aos poucos as atividades no Brasil vão voltando à normalidade. Entretanto, o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus no País segue causando prejuízos. Principalmente para a classe mais baixa da sociedade. No intuito de ajudar os mais necessitados, o contador Antonio Carlos Veras de Oliveira resolveu se mexer e organizou uma campanha de coleta de doações de alimentos para centenas de famílias desassistidas, que entre em nova etapa.

Morador do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, Antonio Carlos, conhecido como Carlinhos, integra a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Com o início da quarentena em meados de março por conta da pandemia e o consequente fechamento das igrejas, ele resolveu criar um momento para agregar pessoas a partir da sua janela. O intuito era compartilhar palavras de incentivo e canções religiosas por meio de uma caixa de som. Rapidamente, Carlinhos ganhou a companhia dos colegas de prédio e dos edifícios vizinhos, que passaram a acompanhá-lo, diariamente, de seus respectivos terraços. 

Em meio ao sucesso da ação, Carlinhos teve a ideia de criar uma campanha para ajudar os mais necessitados. Chamado de "Dai Pão a quem tem fome", o movimento chega à terceira etapa neste fim de junho. O objetivo é arrecadar alimentos para distribuir a cerca de 830 famílias carentes. Segundo ele, antes da pandemia eram 517 famílias assistidas pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima. "Com esse acréscimo no número de pessoas, a igreja não estava conseguindo ajudar a todos. Com essa campanha, conseguimos uma boa ajuda. Pessoas do meu prédio e dos prédios vizinhos ajudaram no início da ação. Depois, as doações se estenderam por bairros vizinhos", explicou.     

Ainda de acordo com o contador, a expectativa é conseguir 500 kg de alimentos nesta terceira e última etapa do projeto. Nas duas primeiras fases foram arrecadados 160 e 360 kg, respectivamente. As doações desta etapa seguem até o dia 1º de julho. Com a reabertura das igrejas e templos religiosos, Carlinhos afirma que o seu objetivo, além de ajudar o próximo, é poder "ter formado uma consciência espiritual de partilha nas pessoas".

"Espero ter formado uma consciência espiritual de partilha nas pessoas, principalmente neste momento de dificuldade. A sociedade precisa mais destes tipos de ações. Eu conheço pessoas que passaram a sentir a dificuldade econômica trazida pela pandemia, e tiveram que pedir ajuda. Imagina aqueles que já não tinham muita coisa antes? Nosso papel, como ser humano, é dar a mão e ajudar", ressaltou Carlinhos.

Onde doar
Interessados em contribuir podem deixar a caridade na rua General Luis Mallet, 41, apartamento 1302, no bairro de Boa Viagem ou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na rua Padre Giordano, 350, também no bairro da Zona Sul do Recife.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter