Logo Folha de Pernambuco

Notícias

No trânsito, cruzamentos e ultrapassagens precisam de atenção

Especialista da Honda dá dicas sobre os temas

CruzamentosCruzamentos - Foto: Reprodução/YouTube/Honda

Acidentes de trânsito matam, em média, 47 mil pessoas por ano no Brasil. Essa epidemia ainda deixa 400 mil com algum tipo de sequela. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País é o quatro em número de mortes nas Américas - atrás apenas de República Dominicana, Belize e Venezuela. Essa epidemia custa aos cofres públicos cerca de R$ 56 bilhões, de acordo com levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária. Nesse contexto de cuidados, ultrapassagens responsáveis são um dos principais tópicos para garantir a segurança de todos no trânsito.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ultrapassar é o movimento de passar à frente de outro veículo que desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego. A definição é simples, mas exige cuidado e atenção dos motoristas e motociclistas. Para o coordenador da unidade Recife do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), Marcello Torres, os motociclistas devem avaliar se a ultrapassagem é realmente necessária.

Leia também:
Especialista da Honda alerta para riscos de pilotar e beber
Mostrar-se visível no trânsito é fundamental para segurança dos motociclistas

“Tem que checar se a ultrapassagem é permitida naquele ponto, pois existem os locais corretos para ultrapassar segundo a legislação”, explica. As manobras devem ser evitadas, por exemplo, em curvas ou subidas, pois a visibilidade do piloto nesses pontos é reduzida. “Olhe sempre à frente do veículo da frente e nunca grude no carro da frente para realizar a ultrapassagem, pois é preciso ter uma distância de segurança e dar a seta. Essa distância segura deve ser de três a cinco segundos do veículo da frente”, detalha Torres.

Quando a possibilidade de ultrapassagem é confirmada, o piloto deve sinalizar com antecedência sua intenção através da seta, afastar-se do veículo a ser ultrapassado e, finalmente, sinalizar antes de voltar à faixa após a manobra. Educação no trânsito, afinal, é um dever de todos.

Cruzamentos

Já os cruzamentos também merecem atenção especial, pois apresentam um alto índice de acidentes. Para manter o trânsito seguro, o coordenador do CETH Recife, Marcello Torres, dá dica sobre o tema. “Nunca realizar uma conversão proibida porque com certeza vai acontecer um acidente. Primeiro você reduz a velocidade e verifica se há alguns sinais que te direcionem com segurança”, orienta. “Você também olha para as laterais para ver se não existem veículos, ciclistas, patinetes e mesmo estando na sua preferencial que não garante sua segurança total”, acrescenta Torres.

Os cuidados devem ser redobrados durante a noite e madrugada, período em que muitos atores do trânsito costumam diminuir os cuidados. “Mesmo estando o sinal verde temos que ter atenção porque as outras pessoas podem não estar prestando atenção. A dica é que pare no cruzamento mesmo estando na preferencial”, diz Marcelo.

Veja, no vídeo, mais dicas sobre cruzamentos:

Veja também

Argentina se opõe a taxar super ricos e ameaça derrubar iniciativa de Lula no G20
G20

Argentina se opõe a taxar super ricos e ameaça derrubar iniciativa de Lula no G20

Bebê de 20 dias é salvo por bombeira em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco
Salvamento

Bebê de 20 dias é salvo por bombeira em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco

Newsletter