Logo Folha de Pernambuco

Abalos sísmicos

Nordeste registrou 26 tremores de terra em março; dois foram em Pernambuco

A maior quantidade de tremores no Nordeste em março foi registrada na Bahia

Vista de Caruaru, no Agreste de PernambucoVista de Caruaru, no Agreste de Pernambuco - Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Em março, 26 tremores de terra foram registrados na região Nordeste, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Do total, dois aconteceram em Pernambuco.

O primeiro foi no final da noite de 7 de março, na cidade de Caruaru, no Agreste Central do Estado. Segundo o laboratório, o abalo, que foi às 23h20, teve magnitude de 1.7. 

Já o segundo aconteceu em São João, no Agreste Meridional, com magnitude de 2.2. Esse abalo foi às 13h40 de 30 de março. 

A maior quantidade de tremores no Nordeste em março foi registrada na Bahia, onde aconteceram 12 abalos. O estado é seguido por Ceará (6), Sergipe (3), Pernambuco (2), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1) e Alagoas (1).

Por que a terra treme em Caruaru?
Os tremores de terra em Caruaru ocorrem porque a cidade fica localizada bem no meio de uma falha geológica, um foco vulnerável à atividade sísmica, denominado zona de cisalhamento Pernambuco-Leste.

Essa falha começa no Recife e entra pelo Sertão, até Arcoverde, numa extensão de 254 quilômetros. A "Capital do Forró" está no meio desse caminho.

O tremor de terra mais forte da história dos abalos sísmicos de Caruaru aconteceu à 1h20 do dia 20 de maio de 2006. O abalo teve intensidade de 4.0 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, outro forte tremor foi sentido, com magnitude 3.9.

 

Veja também

Ministro de Israel defende reduzir a população da Faixa de Gaza pela metade
Faixa de Gaza

Ministro de Israel defende reduzir a população da Faixa de Gaza pela metade

Bombardeios israelenses deixam 3 mortos na fronteira entre Líbano e Síria
Bombardeios

Bombardeios israelenses deixam 3 mortos na fronteira entre Líbano e Síria

Newsletter