Mobilidade

Noronha autoriza compra de mais 50 carros elétricos

Essa ação faz parte do Programa Noronha Carbono Zero, que vai limitar, até o ano de 2022, a entrada de carro a combustão no arquipélago

Veículo elétrico em abastecimento em Fernando de NoronhaVeículo elétrico em abastecimento em Fernando de Noronha - Foto: Divulgação

A aquisição de mais 50 veículos elétricos será possibilitada para moradores de Fernando de Noronha. Para que residentes do arquipélago possuam veículos, é necessária uma autorização da administração, por conta do Controle de Veículos e Embarcações (CVE). A iniciativa visa reduzir a entrada de carro a combustão no arquipélago. 

Os moradores que requisitaram a aquisição dos veículos elétricos, sejam carros ou motos, terão até o mês de julho para receber o documento. Após o recebimento da declaração, será necessária a apresentação de compra do veículo elétrico em um prazo de 180 dias. 



Essa ação faz parte do Programa Noronha Carbono Zero, que vai limitar, até o ano de 2022, a entrada de carro a combustão no arquipélago e prevê a proibição total da circulação desses automóveis na Ilha a partir de 2030. Já foram autorizados, no total, 180 veículos elétricos em Noronha. 

“Essas concessões garantem à comunidade noronhense o direito de adquirir veículos que se adequam ao princípio da sustentabilidade, dentro da pegada ecológica que a administração da Ilha vem adotando, com Programa Noronha Carbono Zero. Seguiremos buscando sempre alternativas para garantir um futuro mais sustentável”, afirmou o Superintendente Jurídico, Felipe Campos.

Já foram liberadas 130 autorizações para uso de veículos elétricos no arquipélago. Com essa nova leva, serão 180 veículos sem uso de combustíveis a combustão em Noronha. 

Após o contemplado apresentar a nota fiscal de aquisição do veículo elétrico vinculada ao seu CPF/MF no Controle de Veículos e Embarcações (CVE), ele vai receber a Autorização Ecológica da Administração, com a qual terá direito ao frete social, sem custo algum para o requerente. Esse frete é para o transporte de carros elétricos do continente até o arquipélago e é válido apenas para a primeira entrada do veículo na Ilha.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter