Logo Folha de Pernambuco

Gás russo

Noruega está 'cética' em relação a limitação no preço do gás

O país é o principal substituto da Rússia como fornecedor de gás natural da Europa

Primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre. Segundo o primeiro-ministro, "Um preço máximo não muda o ponto fundamental de que há escassez de gás na Europa"Primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre. Segundo o primeiro-ministro, "Um preço máximo não muda o ponto fundamental de que há escassez de gás na Europa" - Foto: Gorm Kallestad / NTB / AFP

O governo da Noruega, principal substituto da Rússia como fornecedor de gás natural da Europa, mostrou-se "cético" nesta segunda-feira (12) sobre a limitação do preço máximo do gás, proposto pela maioria dos membros da União Europeia (UE).

"Abordamos as discussões com espírito aberto, mas somos céticos a respeito de um teto para o preço do gás", disse o primeiro-ministro, Jonas Gahr Støre, em uma declaração feita após uma ligação com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"Um preço máximo não muda o ponto fundamental de que há escassez de gás na Europa", acrescentou o primeiro-ministro.

Os ministros de Energia europeus, reunidos em Bruxelas na sexta-feira (09), mostraram-se a favor de uma série de medidas para combater a subida dos preços do gás e da eletricidade.

A Comissão Europeia propôs limitar o preço do gás importado da Rússia enquanto vários Estados membros, incluindo a Itália, pedem limites no preço de todo o gás comprado pelos membros da UE, incluindo o gás natural liquefeito (GNL).

A Noruega, um país que não é membro da UE e já se beneficiou do aumento dos preços após a invasão russa na Ucrânia, manteve um perfil baixo nesse tema, preferindo deixar que as companhias petroleiras e de gás negociem seus próprios contratos.

O país escandinavo recentemente substituiu a Rússia como o primeiro provedor de gás da Europa, devido a diminuição nas entregas russas e o aumento de 8% em suas entregas próprias.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter