Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

Noruega rebate acusação de "aproveitadora da guerra", diz premiê

Segundo Støre, é errado sugerir que seu país está se beneficiando, indevidamente, da guerra

Jonas Gahr Støre, primeiro ministro da NoruegaJonas Gahr Støre, primeiro ministro da Noruega - Foto: TERJE PEDERSEN/ POOL / NTB/ AFP

Cada vez mais rica com a receita gerada pelo aumento na venda de gás, uma consequência da guerra na Ucrânia, a Noruega nega estar tirando proveito do conflito – disse o primeiro-ministro do país, Jonas Gahr Støre, em entrevista à AFP nesta quarta-feira (1º).

"É uma ideia que rejeito categoricamente", frisou Gahr Støre, respondendo a uma pergunta sobre as acusações de que a Noruega estaria se beneficiando do conflito e sobre as críticas daqueles que pedem que o país faça mais para ajudar a Ucrânia.

Entrevistado no Ártico norueguês após uma visita a uma usina de liquefação de gás perto de Hammerfest, o primeiro-ministro disse que seu governo planeja apresentar um "pacote de ajuda plurianual" para a Ucrânia e para os países pobres afetados pelas sequelas da guerra, como a alta dos preços dos grãos.

Este plano "vai ajudá-los a manter sua infraestrutura civil, para, esperamos, reconstruírem um dia uma Ucrânia livre, ao mesmo tempo que vai apoiá-los militarmente", disse o chefe de governo, acrescentando que os detalhes serão conhecidos "no início de fevereiro".

Segundo Støre, é errado sugerir que seu país está se beneficiando, indevidamente, da guerra. A acusação foi feita pelo primeiro-ministro da Polônia.

Desde o ano passado, a Noruega vem compensando a falta de gás russo na Europa e se tornou o principal fornecedor, com um aumento de suas exportações entre 8% e 10%.

A consequência é um grande aumento nas receitas do petróleo. Para este ano, o governo prevê um superávit orçamentário recorde de 1,127 trilhão de coroas (em torno de US$ 113 bilhões) este ano. Esse valor será incorporado ao fundo soberano do país, que já é o maior do mundo.

"Durante 50 anos, a Noruega explorou, por sua conta e risco, e produziu recursos energéticos, petróleo e gás", declarou Støre, acrescentando: "Não é a Noruega que define os preços".

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter