Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

Noruega vai fornecer caças F-16 à Ucrânia

Anuncio foi feito durante a visita surpresa do primeiro-ministro Norueguês, Jonas Gahr Støre, a Kiev, nesta quinta-feira (24), no Dia da Independência da Ucrânia

Zelensky em discurso no Dia da Independência da UcrâniaZelensky em discurso no Dia da Independência da Ucrânia - Foto: Sergei Chuzavkov/AFP

A Noruega entregará aviões de combate F-16 à Ucrânia, informou a imprensa de Oslo, sem revelar as suas fontes, o que fará com que o país escandinavo o terceiro a se comprometer com a entrega de tais aeronaves a Kiev.

A imprensa norueguesa não especificou o número de aviões, nem a possível data de entrega.

Procurado pela AFP, o Ministério Norueguês da Defesa não quis "nem confirmar nem negar" esta informação por meio de uma porta-voz.

A notícia da possível entrega surge durante a visita surpresa do primeiro-ministro Norueguês, Jonas Gahr Støre, a Kiev, nesta quinta-feira, no Dia da Independência da Ucrânia.

Das 57 caças F-16 noruegueses apresentadas oficialmente à venda, 32 já foram vendidas para a Romênia e outras 12 foram cedidas para o grupo privado americano Draken International, sem ainda terem sido entregues.

Caso se confirmem as informações dos canais NRK e TV2 e do jornal Aftenposten, a Noruega será o terceiro país a aceitar fornecer esses aviões para a Ucrânia, depois de Holanda e Dinamarca.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter