Noruega vai fornecer caças F-16 à Ucrânia
Anuncio foi feito durante a visita surpresa do primeiro-ministro Norueguês, Jonas Gahr Støre, a Kiev, nesta quinta-feira (24), no Dia da Independência da Ucrânia
A Noruega entregará aviões de combate F-16 à Ucrânia, informou a imprensa de Oslo, sem revelar as suas fontes, o que fará com que o país escandinavo o terceiro a se comprometer com a entrega de tais aeronaves a Kiev.
A imprensa norueguesa não especificou o número de aviões, nem a possível data de entrega.
Procurado pela AFP, o Ministério Norueguês da Defesa não quis "nem confirmar nem negar" esta informação por meio de uma porta-voz.
A notícia da possível entrega surge durante a visita surpresa do primeiro-ministro Norueguês, Jonas Gahr Støre, a Kiev, nesta quinta-feira, no Dia da Independência da Ucrânia.
Leia também
• Ucrânia anuncia operação de comando na Crimeia anexada
• Zelensky homenageia o "povo livre" da Ucrânia no Dia da Independência
Das 57 caças F-16 noruegueses apresentadas oficialmente à venda, 32 já foram vendidas para a Romênia e outras 12 foram cedidas para o grupo privado americano Draken International, sem ainda terem sido entregues.
Caso se confirmem as informações dos canais NRK e TV2 e do jornal Aftenposten, a Noruega será o terceiro país a aceitar fornecer esses aviões para a Ucrânia, depois de Holanda e Dinamarca.