Governador Paulo Câmara
Governador Paulo CâmaraFoto: Aluísio Moreira/divulgação/SEI

Em meio à pandemia de coronavírus, várias atividades e serviços sofreram alterações em Pernambuco. Estão suspensas as aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado, assim como as atividades nas universidades públicas e particulares. Várias medidas de restrição foram impostas pelo Governo do Estado para tentar conter o avanço da Covid-19.

Confira as mudanças:

Eventos e reuniões
Reuniões com mais de 10 pessoas estão proibidas em Pernambuco por tempo indeterminado. Leia mais.

Universidades
Sete instituições públicas de ensino superior de Pernambuco - UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Ufape, IF-Sertão e Univasf -, além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estão com as atividades paralisadas desde segunda-feira (16). A medida vale até o fim de março e afeta todos os campi espalhados pelo Estado. Leia mais. A UFPE declarou que não irá adotar a medida proposta pelo Ministério da Educação que “dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia”. Leia mais.

Escolas estaduais e municipais
Escolas estaduais e municipais de todo o Estado estão com as aulas suspensas, conforme determinação do Governo de Pernambuco. Leia mais.

Escolas privadas
Pelo menos metade das férias de julho das escolas particulares de Pernambuco serão antecipadas para abril por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo o acordo feito entre os sindicatos dos professores e das escolas anunciado nesta quarta-feira (25), o período de recesso terá início em 1º de abril e irá durar 15 dias. Leia mais.

Igreja Católica
A Arquidiocese de Olinda e Recife cancelou as missas com fiéis, inclusive na Semana Santa. Diversos eventos também foram suspensos. Leia mais.

Metrô do Recife
Os trens das Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife circulam apenas nos horários de pico, entre 6h e 9h e 16h30 e 20h, desde o sábado (21). A operação da Linha Diesel (VLT) será suspensa. Leia mais.

Ônibus na RMR
Portaria do Governo do Estado determina a circulação dos ônibus do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) preferencialmente com passageiros sentados. Também está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TIs). Segundo o governo, a fiscalização será intensificada nos TIs e nos principais corredores de ônibus. A Polícia Militar de Pernambuco dará apoio à ação. Leia mais.

Transporte intermunicipal
Conforme portaria do Governo do Estado, permanece com circulação com 10% da frota.

Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco anunciou que está disponibilizando à população um serviço online para prestar queixas. A Delegacia pela Internet evita a necessidade de sair de casa para registrar ocorrências, diminuindo assim o fluxo de pessoas nas unidades. Leia mais.

Detran-PE
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) elaborou plano de contingenciamento e, entre as ações está a prorrogação por 15 dias da data do vencimento de multas locais e identificação de condutor e por 20 dias para as as multas Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Leia mais.

Aeroporto de Fernando de Noronha
O Aeroporto de Fernando de Noronha está fechado por tempo indeterminado. Leia mais.

VEM Idoso
Agendamento e atendimento para emissão do cartão VEM Idoso estão suspensos. A medida, a princípio, vale até 31 de março. Segundo o órgão, a iniciativa pretende evitar a aglomeração de pessoas idosas no posto de atendimento do VEM. Leia mais.

Shoppings centers
Determinação do Governo de Pernambuco para fechar todos os shoppings centers no Estado desde o sábado (21). Leia mais.

Comércio
Por determinação do Governo de Pernambuco, estabelecimentos comerciais estão fechados em todo o Estado desde o domingo (22), à exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de obras, hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet. Leia mais

Serviços e construção civil
Por determinação do Governo de Pernambuco, serviços e obras de construção civil param em todo o Estado desde o domingo (22), à exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet. Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos e consideradas essenciais também não deverão ser suspensas.  Leia mais

Bares, lanchonetes e restaurantes
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, funcionam só para entrega desde sábado (21). Leia mais 

Comércio na praia e salões de beleza
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, não funcionam. Leia mais

Clubes sociais
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, não funcionam. Leia mais

Mototáxi
Conforme determinação do Governo de Pernambuco, teve a circulação suspensa. Leia mais.

Cinemas
Decreto do Governo do Estado suspendeu todas as sessões de cinema em Pernambuco. Leia mais.

Academias particulares
Academias particulares foram fechadas conforme determinação do Governo de Pernambuco. Leia mais.

Defensoria Pública
A Defensoria Pública de Pernambuco suspendeu o atendimento presencial em todas as unidades do Estado até o dia 30 de abril. Leia mais.

Bancos
Algumas agências funcionam em esquema de contingência e permitem a entrada de poucas pessoas por vez. O sindicato, no entanto, pede o fechamento imediato. Leia mais.

Agências do Trabalho
As Agências do Trabalho de Pernambuco, tanto as localizadas na Região Metropolitana do Recife, como no interior do Estado, vão suspender o atendimento por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (23). Leia mais.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer
Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funciona no Recife aos domingos e feriados nacionais, está suspensa por tempo indeterminado. Leia mais.

Mercados públicos e feiras livres do Recife
De acordo com determinação da Prefeitura do Recife, os mercados públicos e as feiras livres da cidade funcionam agora só até as 15h. Leia mais

Fundação Altino Ventura
A Fundação Altino Ventura (FAV), anunciou a suspensão do funcionamento das cinco unidades. O serviço de urgência oftalmológica 24 horas e as cirurgias de urgência continuam funcionando normalmente. Leia mais.

Polícia Federal
Está suspenso todo o atendimento ao público por parte da Polícia Federal em Pernambuco. A suspensão vale para os atendimentos previamente agendados - apenas as situações consideradas de extrema necessidade terão atendimento e, ainda assim, dentro de condições pré-estabelecidas. Leia mais.

TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai manter os serviços judiciais, mas suspender o funcionamento presencial nas unidades judiciais e administrativas de todo o Estado. Os atendimentos e funcionamento acontecerão de forma remota. Leia mais.

Terreiros
Terreiros de matriz africanas localizados na Região Metropolitana do Recife suspenderam suas atividades. Apenas cultos essenciais estão mantidos. Leia mais.

Compaz Recife
Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).

Academias da Cidade e do Recife
Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).

Paixão de Cristo
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que aconteceria de 4 a 11 de abril, precisou ser adiada. A produção do espetáculo anunciou que um dos principais eventos do calendário cultural de Pernambuco acontecerá somente de 2 a 7 de setembro. Leia mais.

Equipamentos culturais do Recife
A Prefeitura do Recife fechou museus e galerias de arte geridos pela gestão municipal por tempo indeterminado. Leia mais.

Mirabilandia
O Mirabilandia, que funciona ao lado do Centro de Convenções, em Olinda, suspendeu suas atividades até o dia 3 de abril, quando haverá uma reavaliação do cenário da pandemia do novo coronavírus. Quem tem passaportes comprados para o período pode revalidar o prazo para usar até outubro deste ano. Dúvidas podem ser tiradas no (81) 3366.2000 ou no site www.mirabilandia.com.br.

Parque Dois Irmãos
O Parque de Dois Irmãos está fechado para visitação. Leia mais.

Cais do Sertão
O Centro Cultural Cais do Sertão interrompeu todas as suas atividades interativas e de visitação. Leia mais.

Fundação Joaquim Nabuco
Cinemas, museu, galerias e quaisquer outras atividades realizadas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) estão suspensas por tempo indeterminado. Leia mais.

Chaves, um Tributo Musical
A apresentação do espetáculo "Chaves – Um Tributo Musical" foi cancelado e uma nova data ainda não foi marcada pela produção do evento, previsto inicialmente para os próximos dias 28 e 29 de março no Teatro RioMar. Leia mais.

Lenine no Teatro RioMar
O cantor e compositor pernambucano Lenine, que se apresentaria no Teatro RioMar no próximo dia 29 de maio, teve a data do show remarcada para 7 de agosto, no mesmo local. Leia mais.

Campeonato Pernambucano
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) resolveu paralisar o Campeonato Pernambucano de Futebol por tempo indeterminado. Leia mais.

Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste confirmou a suspensão da competição regional por conta da pandemia do novo coronavírus. A medida foi tomada após decisão envolvendo a Liga do Nordeste, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes que participam do torneio. A paralisação é por tempo indeterminado. Leia mais.

Futebol nacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial neste domingo (15) na qual anuncia a decisão de suspender, a partir desta segunda-feira (16), por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento. A medida afeta a partida de volta do Afogados contra a Ponte Preta na Copa do Brasil. Leia mais.

Eliminatórias da Copa e jogo do Brasil na Arena
As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, foram adiadas em virtude da propagação do coronavírus. A estreia da Seleção Brasileira estava programada para o dia 27 de março, na Arena de Pernambuco, contra a Bolívia. Após esse jogo, o próximo compromisso do Brasil seria contra o Peru, fora de casa, no dia 31. Leia mais.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: