Secretário de Turismo e Lazer Felipe Carreras, prefeito Geraldo Júlio ) e  Diretor de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú, Cícero Araujo
Secretário de Turismo e Lazer Felipe Carreras, prefeito Geraldo Júlio ) e Diretor de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú, Cícero AraujoFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco anunciaram, nesta quinta-feira (13), a ampliação da malha cicloviária na Capital com mais duas novas ciclofaixas permanentes nos bairros de Jardim São Paulo, na Zona Oeste, e Santo Amaro, no Centro. Elas estão previstas para serem inauguradas em agosto e setembro, respectivamente. Com isso, o Recife vai ganhar mais 4,7 quilômetros, alcançando a marca de 51,4 quilômetros.

A primeira rota a ser implantada, a Ciclofaixa Jardim São Paulo, vai conectar a Rota Tiradentes até a Praça Jardim São Paulo, em um total de 1,9km de extensão. A via, que será bidirecional (ida e volta), terá início na rua Comendador Franco Ferreira, seguindo pela ruas Professor Silvio da Cunha Santos, avenidas General San Martin, João Cabral de Melo Neto e rua Senador Alberto Pasqualini.

Já a Ciclofaixa Santo Amaro será implantada na avenida Mário Melo e rua dos Palmares. Essa, no caso, será unidirecional (um sentido) e terá 1,4 km de extensão. Terá iníco no cruzamento com a rua da Aurora, fazendo conexão com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, e término da rua dos Palmares, nas imediações do cruzamento com a avenida Joaõ de Barros, próximo ao Hospital Oswaldo Cruz.

Novo Bike PE
Um novo modelo de bicicleta começa a funcionar na Região Metropolitana a partir de setembro. Com uma roupagem moderna e tecnológica, o modelo foi elaborado de forma a reduzir ações de vândalos e roubo, a exemplo do aro, que é tamanho 24 e não 26, como as fabricadas no Brasil. Os apetrechos também serão parafusados para dificultar a retirada dos materiais. O número de estações será ampliado para 80, com 1,6 mil vagas e um total de 800 bicicletas disponíveis.

A outra novidade é que cada bike será conectada individualmente. Cada uma terá o seu próprio compartimento, ou seja, as estações serão moduladas e não mais uma estrutura única para todas. Dessa forma, a liberação delas será individualizada.

Além disso, os planos também serão aumentados para passes de três dias e anual, além dos já existentes passe mensal e diário. Os usuários também terão a oportunidade de utilizar cartão de crédito e débito em quiosques de autoatendimento a serem implantados em 30 estações. Com isso, o público terá uma opção a mais para utilizar a bicicleta, não estando mais limitado ao acesso por meio do aplicativo e o cartão vem.

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