Natal do Recife 2019, no Bairro do Recife
Natal do Recife 2019, no Bairro do RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O Natal do Recife foi oficialmente aberto neste domingo (1), no primeiro dia do derradeiro mês de 2019. No Bairro do Recife, a abertura das comemorações natalinas também marcou a inauguração da decoração assinada pela Prefeitura da Cidade e ainda contou com a tradicional cantata "Caixa de Natal". O abre também foi festejado em Brasília Teimosa, na estreia do projeto Jornadas para Celebrar, que leva grupos de pastoril para apresentações em outros bairros da Cidade. Shows do Coral do Movimento Pró-Criança, Lucy Alves e Lia de Itamaracá foram os destaques da noite especial. A programação, pensada para encantar pessoas de todas as idade, terá continuidade durante todo o mês de dezembro. Geraldo Julio, prefeito do Recife, acompanhou a queima de fogos com a primeira-dama, Cristina Mello, e os filhos do casal. "Eu acho que Natal é uma festa da família e eu faço questão de trazer eles também", contou.

Como tema da decoração, foi escolhida a flor de Natal, que aparece em diversas culturas associadas a bons presságios. A flor está presente em elementos, pórticos e peças decorativas. Ainda no Bairro do Recife, 30 árvores de luz, medindo um metro de comprimento, foram espalhadas propondo a ideia de bosque. A árvore principal, de 14 metros de comprimento, apresenta uma proposta que permite que o público passe por dentro de sua estrutura, apreciando de outra forma o símbolo natalino.

Também em convite pela maior interação com a estrutura do ciclo natalino, um carrossel montado ao lado da árvore de natal presenteia as crianças com a diversão gratuita. Miguel Souza,7, aproveitou o brinquedo ao lado do tio. "Eu quero ir quatro vezes", contou o pequeno, que fazia planos de brincar em todos os bichinhos do carrossel. Seu tio, Evandro Souza, estava aproveitando o momento também para registrar a nova decoração. "Eu trouxe meu sobrinho para aproveitar o Natal e vou aproveitar também para tirar umas fotos", explicou. O carrossel foi instalado como uma das ações do Shopping Recife para o natal deste ano e vai funcionar gratuitamente, de terça a domingo, das 16h às 20h. Tio e sobrinho seguiram para a avenida Rio Branco, onde o palco principal foi montado este ano.

Leia também: 
Clico Natalino da Cidade do Recife tem início neste domingo (1º)
Fiscalização encontra irregularidades em 150 produtos natalinos
Comércio do Recife abrirá aos domingos e feriados para compras de Natal


Tradicional, a cantata de natal da Caixa Cultural Recife mobilizou uma multidão a fim de assistir ao espetáculo. A sexta edição do evento, que contou com 38 crianças e jovens do Coral do Movimento Pró-Criança ao lado do guitarrista Paulo Rafael, trouxe também a convidada especial Lucy Alves. O músico Rostand Júnior levou o filho para acompanhar a cantata. Para ele, incluir a criança de quatro anos nos costumes culturais é necessário. "É importante perpetuar essa forma de cultura nossa, muito forte, muito linda, muito singular e plural", comentou.

A programação de Natal do Recife estende-se até a Queima da Lapinha, dia 6 de janeiro, que dá início aos festejos de Carnaval. Com o Jornadas para Celebrar, nos próximos dias 7, 8, 13, 15 e 19 de dezembro, bairros descentralizados irão receber pastoril. Nos dias 20, 21 e 22, a Rio Branco recebe mais de 20 atrações, entre corais e pastoris, numa programação gratuita e aberta ao público. O Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina nos dias 23, 24 e 25. O espetáculo Natal Para Sempre será encenado no Parque da Macaxeira, nos dias 23 e 25 de dezembro. "Tem programação de Natal em todo o Recife, e tudo de graça", recordou Diego Rocha, presidente da Fundação da Cultura Cidade do Recife.

Natal do Recife 2019, no Bairro do Recife
Natal do Recife 2019, no Bairro do RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Casal registra momento com selfie em lançamento da decoração de Natal do Recife
Casal registra momento com selfie em lançamento da decoração de Natal do RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Cantata foi realizada no prédio da Caixa Cultural, no Bairro do Recife, próximo ao Marco Zero
Cantata foi realizada no prédio da Caixa Cultural, no Bairro do Recife, próximo ao Marco ZeroFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Natal do Recife 2019, no Bairro do Recife
Natal do Recife 2019, no Bairro do RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Natal do Recife 2019, no Bairro do Recife
Natal do Recife 2019, no Bairro do RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

veja também

comentários

comece o dia bem informado: