18ª Parada da Diversidade de Pernambuco
18ª Parada da Diversidade de PernambucoFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

Com o tema “Ontem, hoje e Sempre. Respeitar para libertar”, a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco ocupa na tarde deste domingo as ruas do Recife. Reunindo cerca de 500 mil pessoas na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da Capital, o evento vai contar com apresentações artísticas culturais, além de falas de ordem e shows. Nesta edição, a homenageada será a trans Bárbara Finsking, de 48 anos.

A Parada é organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, a Parada da Diversidade já é consolidada como um momento especial para a causa LGBTI+ no Estado. O ponto de concentração do evento é no Parque Dona Lindu, e o evento vai contar ainda com o desfile de 11 trios elétricos pela orla de Boa Viagem, que seguirão até a Padaria Boa Viagem, onde ocorre a dispersão às 17h30.

O coordenador do Fórum LGBT, Thiago Rocha, destaca que o evento é um ato político. "A Parada é para uma sociedade com respeito, todos e todas são bem vindos, queremos uma sociedade justa, sem preconceito, justa e igualitária", disse.

Leia também:
Parada da Diversidade reúne 15 mil pessoas na Zona Norte do Recife
Os desafios dos LGBTI+ no mercado de trabalho



Além dos trios elétricos, um palco foi montado no Parque Dona Lindu, e nele haverá apresentações de Gaby do Carmo e Amigas do Brega, além do DJ Jefferson e show performático.

A Miss Brasil Gay 2019, Antonia Gutierrez, marca presença no evento, e reforça a importância do evento para reforçar a igualdade de gênero. “Hoje é um grande dia, a gente vem lutar, mostrar que somos resistentes, que temos muita força apesar de toda essa turbulência, a gente merece sim igualdade, temos que lutar pelos nossos direitos”, apontou.

A produtora cultural, Maria do Céu, também está presente no evento e reforça que a luta por direitos iguais também deve ser uma bandeira da família. “Quem não puder acompanhar pessoalmente acompanha a nossa vibração, a nossa luta, porque é uma luta da família, da educação, por direitos iguais e respeito”, destacou.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para monitorar a avenida Boa Viagem. Ao todo, 120 agentes de trânsito participarão da operação. A Central de Operações de Trânsito vai monitorar o fluxo de veículos. Trecho da avenida Boa Viagem, entre a avenida Armindo Moura e a rua Padre Bernardino Pessoa, será interditado até às 20h. Além disso, outras 20 ruas que interligam a rua dos Navegantes à avenida Boa Viagem também terão interdições durante o evento. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile.

A CTTU informa aos moradores do bairro de Boa Viagem e aos frequentadores da orla que, devido à passagem dos trios-elétricos e ao grande movimento de pessoas esperado, não será permitido o estacionamento ao longo do trecho interditado da Avenida Boa Viagem.

Segurança
Também foram registrados arrastões e detenções em virtude das confusões durante a parada, contidos pela Polícia Civil e Polícia Militar presentes no local.



18ª Parada da Diversidade de Pernambuco
18ª Parada da Diversidade de PernambucoFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, reúne milhares em Boa Viagem
18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, reúne milhares em Boa ViagemFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
Público na Parada da Diversidade
Público na Parada da DiversidadeFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
A trans Bárbara Finsking, de 48 ano, homenageada deste ano.
A trans Bárbara Finsking, de 48 ano, homenageada deste ano.Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
A produtora cultural, Maria do Céu
A produtora cultural, Maria do CéuFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
O coordenador do Fórum LGBT, Thiago Rocha
O coordenador do Fórum LGBT, Thiago RochaFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
A Miss Brasil Gay 2019, Antonia Gutierrez
A Miss Brasil Gay 2019, Antonia GutierrezFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
Algumas brigas são registradas durante a Parada
Algumas brigas são registradas durante a ParadaFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco
Algumas brigas são registradas durante a Parada
Algumas brigas são registradas durante a ParadaFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

veja também

comentários

comece o dia bem informado: