Centro de Ressocialização de Itaquitinga
Centro de Ressocialização de ItaquitingaFoto: Divulgação / SERES

Deve ser assinado na próxima semana o termo de transferência de 5,9 hectares do terreno do Centro Integrado de Ressocialização (CIR), em Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco, do Governo do Estado para o Governo Federal. As tratativas para a doação vêm acontecendo desde o ano passado. O repasse da área viabilizará o andamento das obras no complexo que, por muitos anos, ficaram paradas com o abandono do parceiro privado, e articulará a vinda do primeiro presídio federal para o Estado.

A doação. que foi aprovada na última semana,pela Assembleia Legislativa através do Projeto de Lei nº 1978/2018, foi publicada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial. A união terá, a partir da assinatura da transferência, 24 meses para colocar o presídio federal em funcionamento.

Leia também:
Itaquitinga: Alepe aprova doação de terreno para penitenciária federal
Presídio de Itaquitinga vai receber presos na próxima semana

“Com esta lei, a gente vai transferir a titularidade do imóvel para o Governo Federal. Na próxima semana eu já me reunirei com o ministro Raul Jungmann (da Defesa) aqui”, informou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.  Ele informou que o projeto da unidade prisional federal está a cargo da União, explicando que não possui detalhes da estrutura, mas destacou que será o maior presídio federal do País.

Segundo Pedro Eurico, a unidade 1 do CIR Itaquitinga, que é de gerência estadual e foi inaugurada no primeiro semestre do ano, já conta com 110 reeducandos e receberá mais 100 nos próximos dias. Ele anunciou que a unidade 2 ficará pronta no próximo dia 15 de setembro. O projeto inicial da Itaquitinga previa cinco unidades.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: