Governador Paulo Câmara e o secretário Antônio de Pádua em reunião do Pacto pela Vida
Governador Paulo Câmara e o secretário Antônio de Pádua em reunião do Pacto pela VidaFoto: Artur Ferraz

Com 1.757 homicídios registrados, o primeiro semestre de 2019 foi o menos violento em Pernambuco desde 2014. O número representa uma redução de 23,1% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando houve 2.284 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (11) após reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). De acordo com o Governo do Estado, em junho foram contabilizados 253 assassinatos, o menor índice desde setembro de 2014. “Os números mostram uma redução significativa numa trajetória de 19 meses consecutivos de queda nos homicídios”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Leia também:
Pernambuco tem em 2018 a maior redução de homicídios desde a criação do Pacto Pela Vida


Para o governador, os números indicam que as políticas de segurança no Estado devem ser mantidas. “Ficamos atrás apenas do melhor ano do Pacto pela Vida, em 2013. Vamos continuar nessa trajetória porque há muito o que fazer ainda”, declarou. Ele disse que estão sendo formados 500 novos agentes para a Polícia Militar. “A gente espera continuar nessa diminuição”, disse.

Além dos crimes letais, houve queda nos registros de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs). Em todo o primeiro semestre, a redução foi de 16,4% no número de roubos, passando de 50.597 casos em 2018 para 42.281 este ano. “Tivemos uma redução de quase 30% no número de assaltos a ônibus em relação a 2018”, informou o secretário de Defesa Social (SDS), Antônio de Pádua. 
 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: