Papai Noel do Samu em 2018
Papai Noel do Samu em 2018Foto: Ikamahã/Sesau PCR

O mês de dezembro chegou e, com ele, o espírito natalino - combustível que alimenta a vontade de ajudar o próximo. Muitas famílias não têm acesso a uma ceia farta, diversas crianças cultivam o simples sonho de ganhar um presente de Natal e pacientes privados do convívio social aguardam ansiosos por uma visita. Por esse motivo, o último mês do ano é conhecido por ser recheado de campanhas filantrópicas que promovem arrecadação de doações e articulam encontros. Para você, que deseja espalhar solidariedade, o Portal FolhaPE traz uma relação de campanha de caridade. 

Natal do Samu Solidário
O Papai Noel do Samu recebe doações de presentes até o dia 16 de dezembro, data de seu aniversário de 18 anos. Em sua nona edição, o Samu Solidário pretende contemplar mais de 500 crianças do Lar de Maria, Instituto Educação Gabriela Feliz, Instituto Geicca e Escola Maçônica de Artes, além de crianças de comunidades no entorno do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado.

Quem ainda quiser colaborar com o Samu Solidário pode levar preferencialmente brinquedos novos ou em bom estado de conservação e guloseimas para a sede do Samu Metropolitano do Recife, localizada na avenida Manoel Borba, n° 951, Boa Vista, ou para a direção do Hospital da Mulher, na BR-101, s/n°, no Curado. As doações podem ser feitas das 8h às 17h. Quem quiser mais informações pode ligar para o telefone (81) 3355-7450.

Os presentes serão entregues às crianças na festa de Natal do Samu Solidário, na manhã de 18 de dezembro, no Hospital da Mulher. Na ocasião, os meninos e meninas terão a oportunidade de receber os presentes das mãos do Papai Noel do Samu, que chegará de helicóptero.

Natal Solidário do Econúcleo Jaqueira
O Econúcleo Jaqueira recolhe doações para a quarta edição do Natal Solidário e terá presença de Papai Noel para divertir a criançada no dia 15 de dezembro. Podem ser entregues brinquedos e roupas, novos ou usados, em bom estado de conservação, e alimentos não perecíveis que serão doados à ONG Semeadores da Paz.

As entregas podem ser feitas de quinta-feira (12) a domingo (15), das 9h às 17h no local ou ainda na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada), das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Confira a programação completa do Natal Solidário:
09h – Grupo de Meditação Sahaja Yoga
10h – Pocket Show com Maricota e Papai Noel
11h – Histórias de Natal Cantaroladas
14h – Histórias de Natal Cantaroladas
14h30 – Apresentação Musical com FritzRibeiro (Rabeca) e Zuri Ribeiro (Violino)
15h40 - Aula espetáculo de Canto e Coral com Isaac Pedro
16h30 - Pocket Show com Maricota e Papai Noel e Dom (Turma Mangue e Tal)

Natal Solidário do Imip

As unidades de pronto atendimento (UPAs) da Região Metropolitana Norte aderiram à Campanha Natal Solidário do Imip e estão recolhendo donativos de alimentos e material de higiene que serão entregues a idosos e crianças em situação de vulnerabilidade. Usuários e funcionários estão sendo mobilizados para ajudar.

Receberão os donativos a dona de casa e moradora de Paulista Jackeline Carla Oliveira de Lima, de 35 anos, que tem três filhos (de 7, 12 e 15 anos) diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e sobrevivem através de doações e do auxílio do Bolsa Família; o Lar de Idosos Jesus de Nazaré, em Cruz de Rebouças, em Igarassu; e a Casa do Idoso Nova Esperança, em Abreu e Lima.A entrega das doações está prevista para a semana do Natal.

As doações devem ser entregues nos pontos de coleta disponibilizados nas UPAs de Paulista e Igarassu e no Hospital Miguel Arraes.

Pedal Solidário
Ciclistas fazem um passeio especial para doação de brinquedos no domingo (15) no Marco Zero do Recife. É a sexta edição do Pedal Solidário, que tem início marcado para 8h30 e pretende entregar presentes a crianças de duas entidades - o Lar de Clara e o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Cada ciclista levará pelo menos um brinquedo para doação.

Embora o evento seja feito por ciclistas que já estão acostumados a pedalar, qualquer pessoa pode participar e levar quantos brinquedos quiser para a doação.

Outras informações com o organizador do evento, Waldemir Antunes, nos contatos (81) 9.8840-1933 (WhatsApp) e (81) 9.9774-4662.

Anjos de Natal
O Movimento Pró-Criança também está com cartinhas para que as pessoas presenteiem a garotada. São cerca de 800 cartas com pedidos como roupas, sapatos e cestas natalinas. Os desejos foram escritos por educandos da ONG. As correspondências da campanha Anjos de Natal podem ser retiradas na árvore de Natal que está montada na sede do Pró-Criança, na rua dos Coelhos, 317, Boa Vista, Centro do Recife, até o próximo dia 13. Os presentes deverão ser entregues no local até o dia 18 de dezembro e serão entregues aos educandos durante a festa natalina nos dias 20 e 21. A iniciativa acontece há nove anos. Mais informações pelos fones (81) 3412.8950/8970. 

Campanha Anjos de Natal

Campanha Anjos de Natal - Foto: divulgação/Pró-Criança

Natal dos Sonhos
Pelo sexto ano consecutivo, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), localizado no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife, engata a campanha “Natal dos Sonhos”, que consiste em realizar os desejos natalinos dos pacientes internados na instituição. Cartas escritas pelos pacientes estão disponíveis na árvore de Natal montada na recepção central do hospital; para colaborar, basta escolher uma ou mais cartinha e fazer a entrega antes do dia 25.

Campanha Natal dos Sonhos do Hospital de Câncer de Pernambuco

Campanha Natal dos Sonhos do Hospital de Câncer de Pernambuco - Arte: Divulgação/ HCP.

A ideia da campanha é que a entrega dos presentes seja presencial, de forma que é necessário deixar um telefone para contato para que seja viabilizado um encontro. O Natal dos Sonhos tem a intenção de transformar o colaborador em uma espécie de “padrinho”, alguém que esteja disponível para conversar, algo muito importante para pacientes que podem estar privados do convívio social.

Caixa de Natal Sem Fome
A campanha “Caixa de Natal Sem Fome” é um desdobramento do espetáculo que acontece no prédio da Caixa Cultural. no Marco Zero, todos os anos. A iniciativa conta com o espírito solidário e natalino para arrecadar aproximadamente quinhentas toneladas de alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias da Região Metropolitana, do Agreste e do Sertão pernambucanos. A iniciativa conta com diversos pontos de arrecadação, confira:

Pontos de arrecadação:


Região Metropolitana: Shopping Tacaruna (Santo Amaro) e Shopping RioMar (Pina); Sede da Polícia Civil de Pernambuco (Rua da Aurora); Sede da Prefeitura de Olinda, Quartel do Derby; Quartel do Corpo de Bombeiros (João de Barros); Sede da Polícia Rodoviária Federal (Pina); Faculdade Estácio (Boa Viagem, San Martin e Abdias); Clube Alemão de Pernambuco; Sede da Ação de Cidadania (Exposição de Animais); Unidades do Compaz do Recife; Sede da OAB-PE (Santo Antônio); Caixa Cultural Recife (Bairro do Recife); Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (Madalena).

Caruaru: Shopping Difusora; Caruaru Shopping; Estação Ferroviária, Faculdade ASCES e Uninassau Caruaru

Papai Noel dos Correios
Os Correios dão continuidade à tradicional campanha “Papai Noel dos Correios”, que chega a 30 anos de existência. A campanha surgiu da sensibilidade dos funcionários das agências, que recebiam cartas escritas por crianças destinadas a Papai Noel e decidiram criar uma iniciativa social.

Para adotar uma carta, basta comparecer a uma das agências: Central, Boa Viagem, Shopping RioMar, Shopping Recife, Aeroporto, Casa Amarela e Olinda, dentre outras agências, além das unidades no Interior do estado. O prazo para adoção nas agências vai até 20 de dezembro, e os presentes devem ser entregues até o dia 27 de dezembro em qualquer um dos pontos.

Campanha de Natal Santa Casa Recife
A Santa Casa do Recife recebe, até o dia 10 de dezembro, doações de brinquedos para presentear aproximadamente 500 crianças carentes que são atendidas nos educandários da instituição. Para colaborar, basta deixar o presente no setor de Recursos Humanos da Santa Casa ou na recepção no Hospital Santo Amaro, localizados no bairro de Santo Amaro.

As instituições beneficiadas pelas doações serão o Educandário Santa Tereza, que oferece educação complementar para meninas de seis a 12 de idade em Olinda; o Educandário Casa da Providência, localizado no bairro do Parnamirim, que oferece serviços educacionais e apoio a crianças vítimas de abandono; o Educandário Magalhães Bastos, que desenvolve atividades socioeducativas com crianças no bairro da Várzea; o Educandário São Joaquim, que oferece Ensino Infantil e Fundamental I a crianças entre 4 e 11 anos no município de Jaqueira, e o Colégio Santa Luiza de Marillac, que disponibiliza educação formal e atividades culturais para crianças de dois a 10 anos no Parnamirim.

Árvore Solidária do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer
Com a aproximação do Natal, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc) realiza a campanha Árvore Solidária, que já acontece há quase 15 anos e é montada em diversos estabelecimentos da cidade. A ajuda pode ser feita através dos cartões pendurados nas árvores.

Qualquer pessoa pode colaborar com brinquedos, roupas, calçados ou suplemento alimentar. É só pegar um cartãozinho personalizado em uma das unidades participantes, que inclui as duas livrarias Jaqueira, o Empresarial Rosa e Silva – ETC, o Hospital Português, o Ministério Público e o Restaurante Victória Grill.

O Nacc faz também campanha interna de arrecadação de fraldas descartáveis infantis, de tamanho X e XG. Basta deixar a doação na unidade, que fica localizada no bairro das Graças.

Natal na Rua
Cerca de 600 moradores em situação de rua serão beneficiados pela 10ª edição do projeto Natal na Rua, promovido pela 1ª Igreja Batista do Recife. Interessados em doar podem levar roupas, brinquedos e alimentos à sede da igreja, localizada na avenida Conde da Boa Vista, até o próximo dia 15, das 8h às 21h.

O Natal na Rua será realizado na rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana, no dia 17 de dezembro, a partir das 20h. Na ocasião, acontecerão brincadeiras para as crianças, distribuição de brinquedos e roupas e também será servida uma ceia de Natal com cardápio já escolhido pelos organizadores.

Informações: Valmir Silva - (81) 9.9574-2412.

Apadrinhamento Instituto Peró
Até o dia 13 de dezembro, é possível se tornar padrinho de uma das crianças do Instituto Peró através da colaboração para realizar os desejos de Natal de cada uma delas. Para presentar, basta recolher uma carta no Shopping Guararapes, no corredor da loja Centauro, onde há um painel com fotos das crianças e o que cada uma gostaria de ganhar. O presente pode ser deixado no mesmo local.

Apadrinhamento Instituto Peró.

Apadrinhamento Instituto Peró. - Foto: Divulgação.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: