Logo Folha de Pernambuco

frança

Notre-Dame de Paris mantém 2024 como data de reabertura

Promessa de reabertura em 2024 foi lançada pelo presidente francês Emmanuel Macron na mesma noite do incêndio em 2019

Vista da Catedral de Notre-Dame de Paris Vista da Catedral de Notre-Dame de Paris  - Foto: Bertrand Guay / AFP

As autoridades encarregadas da reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris mantêm 2024 como data de reabertura, informa um comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (1º).

“Estamos caminhando firmemente para a reabertura da catedral em 2024”, explicou o general Jean-Louis Georgelin, que dirige as obras de reconstrução do templo, que sofreu um incêndio em 2019.

A promessa de reabertura em 2024 foi lançada pelo presidente francês Emmanuel Macron na mesma noite do incêndio, que destruiu o teto da catedral e danificou partes de seu interior, em 15 de abril de 2019.

“A reconstrução da primeira abóbada que desabou representa uma etapa importante, e a decoração interna está recuperando toda a sua beleza”, explicou o general Georgelin.

O comunicado cita ainda “um relatório recente tornado público em outubro de 2022” pelo Tribunal de Contas francês, que assegurou que “parecem reunidas as condições para a reabertura da catedral em 2024”.

A gigantesca obra de reconstrução da centenária catedral parisiense tem sofrido inúmeros atrasos, principalmente devido ao chumbo derretido, que exigiu uma profunda campanha de descontaminação do local e arredores, e depois pela pandemia de Covid-19, bem como a achados arqueológicos no subsolo do templo.

Veja também

Rússia recrutou centenas de mercenários do Iêmen para lutar na guerra na Ucrânia, diz jornal
MUNDO

Rússia recrutou centenas de mercenários do Iêmen para lutar na guerra na Ucrânia, diz jornal

Ônibus que transportava estudantes cai em penhasco e deixa 11 mortos no Peru
ACIDENTE

Ônibus que transportava estudantes cai em penhasco e deixa 11 mortos no Peru

Newsletter