Nova espécie de orquídea semelhante a vidro é descoberta no Japão
A planta de flores em espiral foi citada na mais antiga antologia de poemas do Japão, "Manyoshu", do século VIII
Uma nova espécie de orquídea com uma flor delicada semelhante ao vidro foi descoberta por cientistas japoneses, que encontraram a planta rosa e branca escondida.
Apesar de sua presença e dos parques e jardins do Japão, os pesquisadores da Universidade de Kobe levaram uma década para confirmar que a planta, apelidada de "spiranthes hachijoensis", era uma espécie até então desconhecida.
Leia também
• Clã do Golfo: cocaína, ouro e um obstáculo para a paz na Colômbia
• Noruega reforça apoio ao Fundo Amazônia
• Presidente do Chile anuncia abertura de embaixada na Palestina
"Foi uma surpresa descobrir uma nova espécie de spiranthes, tão comum que é vista em parques, jardins e vasos", disse à AFP o pesquisador principal Kenji Suetsugu nesta quinta-feira (23).
Algumas das amostras "vieram de vasos de plantas e jardins", algumas de uma faculdade na região central de Gifu, disse o professor de fitologia.
"Devido a sua aparência curiosa e às suas delicadas flores semelhantes a cristais, esta flor é muito apreciada pelas pessoas", disse a universidade em um comunicado.
A planta de flores em espiral foi citada na mais antiga antologia de poemas do Japão, "Manyoshu", do século VIII.
A descoberta do novo tipo de spiranthes foi anunciada na semana passada no Journal of Plant Research. Recebeu o nome de "hachijoensis" porque muitas das amostras foram encontradas na Ilha Hachijojima de Tóquio.