Nova estação de BRT começa a operar em Camaragibe
São cerca de 2,4 mil pessoas beneficiadas com o novo ponto de embarque que teve início na última terça-feira (17)
Mais um ponto de embarque de BRT começou a operar em Camaragibe desde a última terça-feira (17). A estação Frei Caneca circula no sentido cidade/subúrbio da Avenida Doutor Belmino Correia, no centro comercial. A nova estação beneficia cerca de 2,4 mil pessoas por dia, e tem como como propósito facilitar as viagens dos usuários da linha, que não precisarão passar pelo Terminal de Passageiros, no bairro do Timbi, para descer no município.
Ao todo, três linhas param no local para embarque e desembarque de passageiros, são elas: 2450–TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2480–TI Camaragibe/Derby e 2490–TI Camaragibe/TI Macaxeira.
A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, comenta a importância da nova parada de BRT na economia de tempo nas viagens. “A prefeitura realizou negociações junto à MobiBrasil e ao Grande Recife Consórcio de Transportes, mostrando a necessidade de instalação de uma nova estação de BRT no município, no sentido contrário à que já existe. Com a nova estação, os munícipes vão chegar a economizar de 20 a 30 minutos no seu trajeto e vão descer bem no centro da cidade. Agradeço ao Governo do Estado pela parceria que vai beneficiar os camaragibenses”, explicou Nadegi.
Estações em recuperação
Durante o período de pandemia, algumas estações foram alvo de ações de vândalos. Depredações e furtos deixaram alguns pontos sem funcionalidade, no total, 25 estações de BRTs começaram a ser recuperadas desde a última segunda-feira (16). A Região Metropolitana do Recife, conta com 45 estações de BRTs, sendo 26 no corredor Norte/Sul e 19 no corredor Leste/Oeste. A previsão é que todo o trabalho nas estações seja concluído até o dia 14 de dezembro
Segundo o Grande Recife Consórcio, há também uma licitação em andamento para melhoria, adequação e manutenção de instalações de 13 terminais integrados e 20 estações de BRTs. Será investido o valor de aproximadamente R$7,5 milhões, com o objetivo de tornar os espaços mais seguros e confortáveis aos usuários. Após a assinatura da ordem de serviço, a previsão é que esta nova intervenção seja concluída em 180 dias.