Logo Folha de Pernambuco

méxico

Nova presidente do México promete respeitar liberdades e investimentos privados

Sheinbaum inicia seu mandato único de seis anos em meio a protestos contra a reforma do Judiciário impulsionada por López Obrador

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, acena para a multidão ao deixar o Congresso da União após sua cerimônia de posse na Cidade do México em 1º de outubro de 2024.A presidente do México, Claudia Sheinbaum, acena para a multidão ao deixar o Congresso da União após sua cerimônia de posse na Cidade do México em 1º de outubro de 2024. - Foto: Carl De Souza / AFP

A nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, garantiu nesta terça-feira (01) que, durante seu mandato, serão respeitadas as liberdades civis e os investimentos privados, em meio a preocupações com projetos de lei promovidos por seu antecessor e aliado de esquerda, Andrés Manuel López Obrador.

"Em nosso governo garantiremos todas as liberdades (...) Quem disser que haverá autoritarismo estará mentindo", afirmou a governante, de 62 anos, durante sua posse.

"Tenham certeza de que os investimentos de acionistas nacionais e estrangeiros estarão seguros em nosso país", acrescentou.

Sheinbaum inicia seu mandato único de seis anos em meio a protestos contra a reforma do Judiciário impulsionada por López Obrador.

Os Estados Unidos, maior parceiro comercial do México, criticaram a reforma, alegando representar um "risco" e uma "ameaça" para a relação entre os dois países.

Veja também

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo
ARGENTINA

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Newsletter