Sudão

Nova trégua entra em vigor no Sudão

Após intensificação dos conflitos, generais que disputam o poder concordam com nova trégua de 72 horas

A luta persistente entre os generais rivais do Sudão minou os esforços para firmar uma tréguaA luta persistente entre os generais rivais do Sudão minou os esforços para firmar uma trégua - Foto: AFP

Uma nova trégua de 72 horas entrou em vigor no domingo entre os dois generais que disputam o poder no Sudão, anunciada pelos mediadores sauditas e americanos que tentam impedir uma intensificação dos combates em Cartum.

Após uma intensificação dos confrontos na capital, onde morreram 17 civis, incluindo cinco crianças, segundo testemunhas, os dois chefes militares aceitaram este novo cessar-fogo que entrou em vigor às 6h no horário local. Numerosas tréguas anteriores foram violadas, mesmo depois que os Estados Unidos impuseram sanções a ambos os lados.

Os violentos confrontos também aceleraram o êxodo na região de Darfur (oeste), uma das áreas mais afetadas pelo conflito, onde médicos relataram que centenas de feridos se mudaram para o vizinho Chade para receber atendimento.

"O Reino da Arábia Saudita e os Estados Unidos anunciam o acordo dos representantes das Forças Armadas Sudanesas e das Forças de Apoio Rápido (FAR) para um cessar-fogo no Sudão por um período de 72 horas a partir de domingo", disse o ministério saudita das Relações Exteriores em comunicado.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter