Imunização

Nova vacina contra gripe chega a fase final de testes

O imunizante, elaborado pelo Instituto Butantan, protege contra quatro variantes da influenza

Vacinação contra influenza Vacinação contra influenza  - Foto: Marconi Meireles/ Folha de Pernambuco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (28), o início da última fase de testes da primeira vacina contra quatro cepas do vírus influenza, da gripe. O processo determina se o imunizante é ou não seguro para ser comercializado e oferecido no SUS.

O produto elaborado pelo Instituto Butantan combate duas variantes do tipo A e duas do tipo B, aumentando as chances de proteção contra a doença. Os testes da vacina foram iniciados em maio de 2021.

A versão trivalente do imunizante contra gripe já é utilizada nas campanhas nacionais de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Ela protege contra três cepas da doença, incluindo H1N1 e H3N2.

Segundo a Anvisa, o processo de produção da vacina tetravalente é semelhante ao da trivalente. A diferença é que o novo imunizante protege contra duas variantes da linhagem B, enquanto a trivalente só protege contra uma. “Dessa forma, espera-se obter uma vacina análoga à trivalente, mas com uma proteção adicional contra uma segunda cepa B”, afirma a reguladora.

O teste será feito durante 12 meses sob possibilidade de prorrogação em cerca de 7 mil participantes em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Sergipe e Pernambuco. O tempo de participação será de aproximadamente 6 meses após o esquema completo de vacinação.

Veja também

Premiação destaca projetos de estímulo ao uso de bicicleta nas cidades
bicicleta

Premiação destaca projetos de estímulo ao uso de bicicleta nas cidades

Bombas em pagers e assassinatos remotos: como atua o Mossad, a inteligência de Israel
guerra no oriente médio

Bombas em pagers e assassinatos remotos: como atua o Mossad, a inteligência de Israel

Newsletter