Novo caso de cólera é detectado no Haiti três anos após epidemia que matou 10 mil pessoas
O caso confirmado foi identificado em Porto Príncipe
Uma nova infecção de cólera foi detectada no Haiti, anunciaram as autoridades neste domingo (2), quase três anos depois do fim da epidemia que matou 10 mil pessoas neste empobrecido país do Caribe.
O caso confirmado foi identificado em Porto Príncipe, enquanto se apresentam múltiplos casos suspeitos no bairro de Cité de Soleil, na capital, informou o ministério de Saúde Pública do Haiti em nota.
A pasta acrescentou que foram tomadas medidas para limitar a propagação do vírus, incluindo a investigação de outros possíveis casos positivos, enquanto instou-se o país a aumentar as medidas de higiene.
Leia também
• Brasil teve 939 registros de crimes eleitorais e 307 prisões
• Brasil registra 1.023 novos casos e 66 mortes
• 'Verde-amarelo' e vermelho: a moda eleitoral revela o voto no Brasil
Em 2019, havia sido detectado o último caso prévio de cólera e em fevereiro de 2022, o Ministério da Saúde Pública realizou uma cerimônia para marcar a eliminação oficial desta doença.
Introduzida pelo pessoal das Nações Unidas, após o terremoto devastador de 2010, o cólera causou a morte de cerca de 10 mil pessoas. Apenas em agosto de 2016 a ONU reconheceu oficialmente seu papel no início da pandemia.