Recife

Prefeitura desapropria Edifício Trianon e Cine Art-Palácio para construção de novo IFPE no Recife

Prédios serão doados ao Ministério da Educação para instalação do novo campus do IFPE no Recife

Prefeitura do Recife vai doar terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para construção de campus do IFPEPrefeitura do Recife vai doar terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para construção de campus do IFPE - Foto: Wagner Ramos e Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife desapropriou os prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para a construção do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no Centro do Recife.

O prefeito João Campos assinou, na tarde dessa segunda-feira (17), o documento de desapropriação. 

Os edifícios, agora em posse da Prefeitura do Recife, serão doados para o Ministério da Educação, que irá realizar a obra nos imóveis. A iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.

"O Edifício Trianon e o Cine Art-Palácio agora pertencem ao Recife e vão passar a ser o Instituto Federal, no Centro da cidade. Em seguida, vamos doar os edifícios ao Ministério da Educação e, com isso, o MEC vai ser responsável pelas obras. Serão mais de 1.400 alunos, além da reabilitação da sala de audiovisual, que será usada como auditório do Instituto e sala de cinema. Todos vão ganhar com essa ação, principalmente o Recife, com os prédios preservados para um fim tão nobre como a educação", ressaltou o prefeito.

A partir da assinatura da desapropriação pelo prefeito João Campos, os prédios passam a ser posse da Prefeitura do Recife, assim, a próxima etapa do projeto é a doação para o Ministério da Educação (MEC), que irá realizar a obra.

Na Carta Compromisso para a execução do projeto, já enviada ao MEC, a PCR detalha as ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O objetivo do projeto é requalificar a sala de projeção do Cine Art-Palácio para garantir a volta de exibição de filmes e ser usada como auditório do IFPE. A recuperação e ocupação dos espaços, hora fechados, irá contribuir para preservar e expandir a memória cultural da cidade, mantendo viva a tradição cinematográfica do local. O Campus, quando pronto, terá capacidade para 1.400 estudantes. 

Os prédios que ficam na Avenida Guararapes, uma das principais vias do Recife, são ícones históricos e arquitetônicos. Construído nos anos 30, o Edifício Trianon é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade, e agora está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações. Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção.

Veja também

Crise climática e conflitos ameaçam luta contra doenças
Crise climática

Crise climática e conflitos ameaçam luta contra doenças

Internações por doenças respiratórias aumentam quase 28%
Doenças respiratórias

Internações por doenças respiratórias aumentam quase 28%

Newsletter